O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta para a queda de neve nas regiões do norte e centro de Portugal entre os dias 20 e 22 de dezembro.
De acordo com as previsões, espera-se que a neve caia acima dos 800/1000 metros, podendo a cota descer para os 600/800 metros durante a noite de 20 para 21 de dezembro. Os distritos mais afetados serão Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra.
Nas zonas mais altas, as acumulações de neve podem ser significativas. A partir dos 600/800 metros, a neve deverá acumular-se, enquanto que acima dos 900 metros, espera-se que as acumulações atinjam cerca de 10 cm. Nas altitudes superiores a 1200 metros, as previsões indicam acumulações de neve que podem ultrapassar os 20 cm. A precipitação começará já amanhã, 20 de dezembro, nas cotas mais elevadas (acima dos 1400/1600 metros), com a descida gradual da cota para os 600 metros até segunda-feira, 22 de dezembro.
Dada a previsão de condições meteorológicas adversas, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) apela à população para adotar cuidados redobrados, especialmente durante a condução.
Antes de viajar, é fundamental consultar as previsões meteorológicas, assegurar níveis adequados de combustível para poder percorrer trajetos alternativos ou manter o veículo em funcionamento em caso de retenção, verificar o estado das luzes e travões do veículo e confirmar a existência de anticongelante no radiador. A ANEPC também recomenda levar consigo um estojo básico de primeiros socorros, agasalhos e mantimentos, especialmente em viagens longas ou para zonas mais afetadas pela neve.
Em zonas com neve, os condutores devem ter especial cuidado, pois a neve pode ocultar buracos e fendas nas estradas. Além disso, a ANEPC aconselha a utilização de vestuário e calçado adequados para enfrentar o frio intenso e a neve, evitando caminhadas sozinhos em zonas afetadas pela queda de neve. Caso as condições meteorológicas se agravem, deve-se regressar imediatamente pelos trilhos assinalados e manter sempre um ponto de referência.
PUBLICIDADE
