O despiste do camião carregado de cerveja, ocorrido esta tarde, 17 de dezembro, na reta da Arrifana, em Condeixa, podia ter terminado em tragédia.
O alerta foi dado cerca das 15:30, quando o pesado, que seguia no sentido Sul–Norte no IC2, entrou em despiste, atravessou a via contrária e acabou por cair numa ribanceira, incendiando-se de seguida.
O Notícias de Coimbra está no local e falou com Ramiro Costa, morador na Arrifana, que vive a cerca de 50 metros do local do acidente e foi uma das primeiras pessoas a prestar auxílio ao motorista.
“Ouvi um grande estrondo, foi o pneu a rebentar. A seguir ouvi o barulho do camião e depois a cair na ribanceira”, relatou.
Segundo o morador, o cenário rapidamente se tornou caótico. “Peguei logo na motorizada e quando cheguei vi dois indivíduos a puxarem o motorista para fora pela janela”, explicou, acrescentando que o condutor foi retirado a tempo de escapar às chamas. “Aquilo não se podia aguentar, era uma chama terrível. Houve várias explosões, eram os pneus a estourar.”
Ramiro Costa sublinhou que a intervenção rápida de populares foi decisiva. “Se não fossem aqueles dois homens, o motorista ficava lá dentro. O mais importante era salvar o ser humano”, afirmou. “Ele deixou lá os sapatos, os documentos, tudo. O que interessava era tirá-lo dali.”











O motorista, descrito como um jovem com cerca de 30 anos, estava consciente após o acidente. “Falou connosco, estava bem, tinha a cabeça partida e uma mão magoada”, contou o morador. Mais tarde, uma mulher que se encontrava no local conseguiu contactar o patrão do condutor através do número fornecido pelo próprio.
O camião transportava garrafas de cerveja vazias, que ficaram espalhadas pelo terreno agrícola junto à via. O incêndio acabou ainda por alastrar ao mato envolvente, criando um cenário que alarmou a população. “Era um fumo muito negro, a população veio toda cá para baixo. Foi um grande susto para toda a gente”, descreveu Ramiro Costa.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Condeixa, de Soure e Bombeiros Sapadores de Coimbra, a GNR.
O trânsito no IC2 esteve fortemente condicionado, a circular apenas por uma faixa, devido aos trabalhos de combate ao incêndio, rescaldo e limpeza da via.
As causas do despiste ainda estão a ser apuradas, mas tudo indica que o acidente terá sido provocado pelo rebentamento de pneus. “Foi um verdadeiro milagre o que aconteceu aqui hoje”, concluiu o morador.
PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.