Portugal continental vai enfrentar um período de tempo mais invernal a partir desta quinta-feira, 18 de dezembro, com a chegada de duas frentes frias atlânticas que trarão chuva, neve e uma descida acentuada das temperaturas.
Após uma quarta-feira, 17 de dezembro, com tempo estável, mas com maior nebulosidade no Norte e Centro, a situação muda rapidamente. A primeira frente fria começa a afetar o país ainda na tarde de quinta-feira, com os primeiros períodos de chuva no Minho e Douro Litoral, estendendo-se pelo interior Norte e Centro, litoral Centro e Grande Lisboa.
Na madrugada de sexta-feira, 19 de dezembro, a chuva continuará no Norte, Centro e Grande Lisboa, chegando ao Alentejo e Algarve. A queda de neve será observada acima dos 1.600 metros, enquanto as temperaturas máximas começam a cair.
Depois de uma breve estabilização na sexta à noite e na manhã de sábado (20), uma segunda frente fria chega ao litoral Norte e Centro durante a tarde, espalhando-se por praticamente todo o país e trazendo precipitação generalizada, com risco de granizo. Esta frente marcará o início de um episódio muito invernal, que se prolonga até domingo, 21 de dezembro, com neve em várias zonas montanhosas do Norte e Centro acima dos 800 metros, podendo acumular entre 5 e 10 cm, e até mais em pontos de maior altitude.
Segundo os mapas de precipitação acumulada da Meteored, os distritos mais afetados serão Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria e Lisboa, com acumulados de chuva entre 45 e 90 mm entre quinta e domingo. Na Serra da Estrela e nos distritos de Guarda e Castelo Branco, a precipitação poderá atingir cerca de 40 mm.
O período anuncia-se, assim, como um dos mais frios e húmidos do início do inverno, exigindo atenção redobrada de quem se desloca pelas regiões montanhosas e do Norte e Centro do país.
PUBLICIDADE
