Vamos

“Música Independente de Coimbra” abre candidaturas para projetos emergentes na região Centro

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 horas atrás em 17-12-2025

 O projeto Música Independente de Coimbra (MIC) vai abrir candidaturas na quinta-feira e até 31 de janeiro, para selecionar cinco novos projetos musicais da região Centro, numa edição que irá contar com um programa intensivo de mentoria artística.

O MIC, que se realiza desde 2022, garante ainda a gravação em estúdio de um tema, a criação de uma identidade visual e a apresentação ao vivo do projeto, no Convento São Francisco, em Coimbra, afirmou hoje a produtora Blue House, responsável pela organização da iniciativa, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Os interessados poderão candidatar-se até 31 de janeiro, numa edição que reforça a vertente de acompanhamento e mentoria de cada um dos projetos, estando aberto a artistas e grupos com mais de 16 anos, nascidos ou residentes nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Guarda e Viseu.

PUBLICIDADE

publicidade

“Este ano, a ideia das mentorias com artistas e produtores convidados é uma coisa mais assumida, para assegurar um acompanhamento ao longo do projeto”, disse à Lusa João Silva, da Blue House.

Segundo o responsável, os mentores estarão também envolvidos no processo de seleção dos projetos a participar na próxima edição do MIC.

Na definição da identidade visual de cada projeto, o MIC irá contar com a colaboração da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e do TUMO.

Para João Silva, o projeto tem conseguido dar “ferramentas a artistas que não tinham ferramentas nenhumas”, querendo que possam sair do MIC artistas e bandas com possibilidade de lançar álbuns e tocar ao vivo.

“Isso não vai acontecer com todos os projetos, mas é importante ver, por exemplo, os Human Natures lançar disco e ser um dos ‘Novos Talentos’ da Fnac ou a Bea Bandeirinha ser um dos destaques do [festival] Emergentes”, disse.

Na sua perspetiva, o MIC dá “um primeiro kit de sobrevivência e de entrada na indústria da música”.

Se no início o projeto estava centrado em projetos de Coimbra, houve posteriormente um alargamento à região Centro, permitindo também “criar ligações com outras estruturas de outros distritos e cidades vizinhas”.

Desde 2022, já passaram pelo programa 24 nomes, numa iniciativa organizada pela Blue House e integrada no ciclo de concertos Café Curto, no Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE