Crimes

PJ desmascara esquema de arte falsa: 45 quadros apreendidos

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 17-12-2025

Imagem: PJ

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, levou a cabo uma operação na qual foram efetuadas 15 buscas domiciliárias e não domiciliárias, constituídos 4 arguidos singulares e uma pessoa coletiva, por atividades ilícitas que configuram a prática dos crimes de falsificação de documento, aproveitamento de obra contrafeita, burla qualificada e eventualmente de associação criminosa.

No âmbito desta investigação, iniciada há vários meses, foram apreendidas 45 obras pictóricas, na sua quase totalidade falsamente atribuídas ao pintor portuense Dominguez Alvarez, encontrando-se estas inseridas no mercado de arte, comercializadas através de leiloeiras e galerias.

Uma vez identificadas e localizadas, as peças foram apreendidas pela PJ, constatando-se que se encontravam, na sua grande maioria, desprovidas de assinatura do autor e que se faziam acompanhar, também na sua grande maioria, de certificações emitidas por académicos, peritos de arte.

PUBLICIDADE

publicidade

Estas obras encontravam-se maioritariamente na posse de terceiros, adquirentes de boa fé, que ao adquiri-las em estabelecimentos da especialidade e acompanhadas de certificações pensavam tratarem-se de obras originais daquele autor, ocasionando avultados prejuízos, superiores a setecentos mil euros, caso se tratassem de originais.

A existência de falsificações contribui para a desvalorização dos autores, da credibilidade do mercado e da pintura como arte, o que no âmbito das suas atribuições a PJ, procura sempre impedir.

A investigação prosseguirá com a realização dos necessários exames e perícias ao apreendido, sendo expectável que no decorrer da investigação possam vir a ser identificados outros autores.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE