Primeira Página

O presépio que guarda a alma de Coimbra pode ver visto no quartel dos Bombeiros Sapadores

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 17-12-2025

Na segunda-feira, 15 de dezembro, foi inaugurado o presépio dos Bombeiros Sapadores de Coimbra. Rodolfo Albuquerque da Unidade de Intervenção de Coimbra, deu início à inauguração com algumas palavras, procedendo à benção do presépio.  

Um dos responsáveis pela montagem é Filomeno Dias, bombeiro sapador há 27 anos. Em declarações ao Notícias de Coimbra, revelou que “este presépio tem 150 peças muitas feitas à mão”. O processo de construção começa com bastante antecedência, sendo, segundo o próprio, fruto de “muitos meses de trabalho e é feito nos poucos tempos livres que temos”.

Expressando o orgulho que sente em ser bombeiro e em integrar todos os anos esta tradição com quase um século de história, Filomeno Dias reforçou que “estamos cá para ajudar a cidade de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

À conversa com Ana Abrunhosa, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, sobre um presépio com mais de 90 anos de tradição, a autarca sublinhou que “o que os Bombeiros Sapadores de Coimbra oferecem à cidade representam os seus valores de comunidade e proximidade”. Destacou ainda a importância da preservação desta iniciativa, afirmando que “para além do seu trabalho intento do dia-a-dia, fazem questão de manter esta tradição. Este presépio representa família e amor”.

Paulo Palrilha deixou um convite a todas as famílias para visitarem o presépio, que se encontra em exposição no quartel, explicando também a motivação que, ano após ano, leva à sua construção.  

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE