Crimes

GNR desmantela grupo que roubava lares

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 16-12-2025

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Barcelos desmantelou um grupo criminoso organizado responsável por dezenas de furtos qualificados em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia, em vários distritos do Norte e Centro de Portugal. Na sequência desta operação, realizada no dia 15 de dezembro, sete pessoas foram detidas.

PUBLICIDADE

publicidade

A investigação, iniciada no final do verão, revelou que os suspeitos tinham uma estrutura hierarquizada e que os furtos eram a principal forma de rendimento do grupo. Os crimes ocorreram sobretudo à noite nos distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Guarda, Viseu, Vila Real, Porto e Aveiro, causando prejuízos que podem chegar aos 500 mil euros.

Os criminosos arrombavam portas para aceder às instalações, subtraindo dinheiro e objetos em ouro. Sempre que não conseguiam abrir os cofres no local, transportavam-nos para outros locais., revela o Jornal de Notícias.

No decorrer das buscas, foram apreendidas duas viaturas, mais de 100 peças em ouro, cerca de 35.800 euros em numerário, nove telemóveis, diversas ferramentas usadas em arrombamentos, estupefacientes (MDMA e haxixe), material de acondicionamento de droga, uma balança e dois relógios.

Os detidos serão presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação de medidas de coação.