Coimbra
“Uma prenda antecipada do Pai Natal”: Primeiros passageiros entre Serpins e Coimbra rendidos ao Metrobus
O Metrobus realizou esta terça-feira, 16 de dezembro, a sua viagem inaugural, e ligou Serpins a Coimbra nas primeiras horas da manhã, num percurso que começou às 5:30 e teve chegada prevista ao Largo da Portagem às 6:28.
Já em território do concelho de Coimbra, o ambiente a bordo era de expectativa e satisfação, sobretudo entre os passageiros que utilizam diariamente transportes públicos para se deslocar ao trabalho. Uma dessas passageiras é Eugénia Caiado, natural de Miranda do Corvo, que utilizou o novo meio de transporte pela primeira vez.
“Estou a gostar muito. E espero continuar, e que corra tudo bem, porque é muito mais fácil para nós”, afirmou, sublinhando a diferença face às deslocações que fazia anteriormente. “Aquelas estradas que nós vínhamos antigamente eram muito perigosas.”
Até agora, Eugénia deslocava-se diariamente de autocarro, numa rotina que descreve como difícil e insegura. “Vinha de autocarro todos os dias. E era um suplício”, contou, recordando que muitas vezes apanhava o transporte às 0:15. “Tinha muito receio, porque trabalho por turnos.”
A passageira explicou que os seus horários variam entre manhãs, tardes e noites, o que tornava as deslocações ainda mais complicadas. “Há dias em que entro às 5:30, outros entro às 12:15, e outros às 17:30 e saio às 23:00”, referiu, acrescentando que pretende passar a usar o Metrobus de forma regular. “Vou sempre utilizar este, pelo menos a esta hora. Todos os dias de manhã.”
Até ao final de dezembro, o serviço é gratuito, algo que Eugénia encara como um verdadeiro presente. “Até dezembro é uma prenda do Pai Natal”, disse, sorridente. “Também temos direito, como os de Coimbra.”
Questionada sobre o preço futuro do passe, mostrou-se satisfeita. “Disseram que era 35 euros, para andar no metro e nos SMTUC. Eu penso que sim, está muito em conta.”
Ao nível do conforto, a avaliação é clara: “Muito melhor que nos autocarros. Para mim é muito melhor, muito melhor mesmo.” Apesar de ser o primeiro dia, a confiança é grande.
A viagem prosseguiu com passagem pela Casa Branca, Fernando Namora e Solum, até à chegada ao centro da cidade. Para muitos passageiros, este dia ficará na memória. “Foi mesmo uma prenda antecipada do Pai Natal. Estou muito feliz”, concluiu Eugénia.
A entrada em funcionamento do Metrobus marca um novo capítulo na mobilidade da região, unindo Lousã, Miranda do Corvo e Coimbra num único eixo de transporte, considerado por muitos utentes como mais seguro, confortável e eficiente.
PUBLICIDADE
