Saúde

Transpira muito à noite? Pode não ser só calor (e algo mais grave)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 4 horas atrás em 15-12-2025

Transpirar durante a noite é relativamente comum, sobretudo nos meses mais quentes do ano. No entanto, quando os suores são frequentes, intensos e persistentes, os especialistas alertam que este sintoma não deve ser ignorado, uma vez que pode estar associado a várias doenças, incluindo alguns tipos de cancro.

De acordo com médicos citados pelo site Salud, os suores noturnos podem estar relacionados com infeções associadas ao cancro ou com o próprio desenvolvimento da doença. Em alguns casos, este pode ser um dos primeiros sinais de alerta, surgindo ainda numa fase inicial.

A Sociedade Espanhola de Oncologia Médica estima que os casos de cancro aumentem cerca de 3,3% em 2025, reforçando a importância da deteção precoce. Identificar sintomas aparentemente subtis, como a transpiração excessiva durante o sono, pode ser determinante para um diagnóstico atempado e para o aumento das hipóteses de sobrevivência.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma forma simples de perceber se os suores noturnos são anormais passa por observar o estado dos lençóis e da almofada ao acordar. Roupa de cama encharcada de forma recorrente pode ser um sinal de alerta.

Segundo os especialistas, os suores noturnos estão mais frequentemente associados aos seguintes tipos de cancro: linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin, leucemia, cancro da próstata, do rim, do osso, da tiroide, mesotelioma, e tumores carcinoides.

Além disso, pessoas com cancro em fase avançada, independentemente do tipo, podem apresentar transpiração excessiva durante a noite.

Apesar do alerta, os médicos sublinham que este sintoma não significa necessariamente cancro. Os suores noturnos também podem estar associados a outras condições de saúde, como: menopausa, hipertiroidismo, infeções (como VIH ou tuberculose), ansiedade, hipoglicemia e efeitos secundários de determinados medicamentos.

Os especialistas recomendam que, sempre que os suores noturnos sejam persistentes, intensos ou acompanhados por outros sintomas — como perda de peso inexplicável, febre ou cansaço extremo — seja procurada avaliação médica.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE