O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra prossegue o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks, esta quarta-feira, 17 de dezembro, às 18:00. Sérgio Rodrigues, professor no Departamento de Química e investigador no Centro de Química da Universidade de Coimbra, é o convidado desta sessão, em que apresentará o tema História, Ensino e Divulgação da Química Hoje. A entrada é livre e não necessita de inscrição prévia.
Na sessão Pontos nos iii – Science Beer Talks de dezembro, o professor e investigador Sérgio Rodrigues convida o público a uma viagem pela História, Ensino e Divulgação da Química, para além das ideias estafadas de que “o público não gosta de Química” ou da tristemente famosa “Químiofobia”.
Um dos aspetos que mais tem interessado e preocupado Sérgio Rodrigues, é a melhoria da qualidade e rigor da Comunicação de Ciência, pelo que se propõe responder a algumas questões fundamentais: Como resolver problemas com lugares comuns, ideias arraigadas e infantilização? Como resolver o paradoxo de que a Ciência se baseia em discussão e revisão, sendo por construção não dogmática nem autoritária, mas é apresentada muitas vezes ao público como dogmática e autoritária? Como é que a História da Química pode ajudar a perceber e agir sobre o mundo de hoje, indo para além de ideias feitas e localizadas no tempo e no espaço. O que há de novo para fazer em Educação e na formação dos professores de Física e Química?
Sérgio Rodrigues é doutorado em Química Teórica e professor auxiliar da Universidade de Coimbra no Departamento de Química. É investigador integrado no Centro de Química de Coimbra e as suas atividades científicas situam-se na área da química teórica e computacional, tendo cada vez mais interesse pelo Ensino e História da Química, assim como pela Divulgação e Comunicação de Ciência.
Em 2013, foi coordenador da área da química da equipa que elaborou as Metas Curriculares de Física e Química do Ensino Básico, sendo Carlos Fiolhais o coordenador geral, e, em 2014, foi o coordenador da área de Química da equipa que elaborou os Programas e Metas Curriculares de Física e Química do Ensino Secundário que estão na origem das atuais “Aprendizagens Essenciais”.
PUBLICIDADE
