É Natal e não existe forma de não se deixar contagiar por todas as cores e luzes mágicas e cheias de vida no Centro de Portugal!
A época mais mágica do ano está a chegar. É Natal e não existe forma de não nos deixarmos contagiar pelas luzes, decorações, presépios, árvores e mercados de Natal, doces regionais, peças de teatro e comboios mágicos. Convertem-se as cidades e aldeias em grandes espaços festivos, que não pode deixar de visitar este inverno. O Centro de Portugal é o lar de celebrações de Natal bastante singulares que ocorrem por toda a região, desde a costa ao interior.
Estes são 6 locais mágicos, sugeridos pela Turismo Centro de Portugal, que não pode deixar de visitar, com família e/ou com amigos: Águeda com o maior e o menor Pai Natal do País e os seus encantadores guarda-chuvas; Cabeça Aldeia de Natal, uma aldeia natalícia sustentável onde toda a comunidade está profundamente envolvida na decoração de Natal, assim como, em diversas atividades lúdicas.
PUBLICIDADE
Óbidos, a vila natalícia que é uma verdadeira preciosidade, rodeada de muralhas medievais e pura magia; Piódão, apelidada de “Aldeia Presépio” pelo seu enquadramento perfeito no meio da natureza, com as suas casas dispostas em forma de anfiteatro pela encosta da serra, recordando-nos os presépios de Natal; Penela, onde no cimo da encosta, decorada com o casario branco e encimado pelo Castelo Medieval do Séc. XI, está “O Presépio” ex-libris do Evento Penela Presépio.
Montemor-o-Velho que transforma o seu castelo num local de sonhos, um Castelo Mágico que combina saberes e sabores, e que farão viajar pela magia de Natal todos aqueles que nunca desistem de sonhar.
Águeda: Os memoráveis guarda-chuvas estão de volta durante a época natalícia! No Natal, os guarda-chuvas vestem-se de branco e de luz, fazendo de Águeda uma cidade Natal a não perder. A rua principal dos guarda-chuvas, a Rua Luís de Camões, foi considerada pela CNN Travel uma das ruas mais belas do mundo! Os visitantes também vão encontrar em Águeda, o maior e o mais pequeno Pai Natal do mundo! Todos os caminhos vão dar a Águeda neste Natal!

Aldeia de Cabeça, um Natal ecológico no coração da Serra da Estrela: Localizada em pleno parque natural da Serra da Estrela, em Seia, bem perto de Loriga, a pequena aldeia de Cabeça é composta por apenas cerca de meia centena de casas. A sua dimensão não é, no entanto, proporcional à intensidade que adquire no Natal.
Aqui, as tradições natalícias são vividas de forma tão intensa que a aldeia acabou por ganhar o nome de “Cabeça Aldeia Natal”. Por toda a aldeia confecionam-se iguarias típicas regionais e peças de artesanato que são depois distribuídas por várias tasquinhas, ficando a banda sonora a cargo de grupos de música tradicional e coros infantis.
Em 2011, Cabeça tornou-se na primeira aldeia em Portugal a substituir toda a sua iluminação natalícia por luzes led. A preocupação da aldeia com a redução do impacto ambiental, levou-a ainda a decorar as suas ruas e casas com símbolos natalícios, feitos pelos habitantes locais, a partir de materiais recicláveis e elementos naturais provenientes do denso pinhal que a rodeia.

Óbidos: A Vila de Óbidos transporta-nos para o mundo mágico e encantador do Natal. De decorações e cenários coloridos inspirados nas Quatro Estações do ano, à Quinta do Pai Natal, passando pelo Bar do Gelo, o Mercado de Natal e outros entretenimentos, é um evento dedicado a toda a família. Venha divertir-se nesta nova edição do Óbidos Vila Natal e guarde a recordação de um Natal Inesquecível!

Piódão: Encontra uma das aldeias mais bonitas e pitorescas de Portugal, Piódão. As portas e janelas azuis das escuras casas de xisto, a sua igreja caiada de branco e a belíssima envolvente natural são algumas das razões que fazem de Piódão um destino a não perder em Portugal.
Mas é no Natal que a aldeia ganha um toque ainda mais especial. À noite, a luz que sai do interior das suas casas, dispostas em socalcos na encosta da Serra, faz lembrar um presépio. Visitar a aldeia nesta altura significa deixar-se levar pela paz e tranquilidade que se sente em cada recanto e que é tão associada à época natalícia.

Penela: É no topo de Penela que se ergue o seu castelo, testemunha de uma história secular que data à época da reconquista de Portugal. Localizada na Serra da Lousã, esta vila tem muito para oferecer a quem a visita durante todo o ano, mas é no Natal que o fluxo de visitantes aumenta exponencialmente.
O centro histórico de Penela veste-se de Natal através de iluminações natalícias e música de rua, mas é no castelo que se encontra a verdadeira atração da época: um Presépio Animado composto por mais de 370 figuras, em que são recriados vários cenários bíblicos e históricos.

Montemor-o-Velho: A magia do Castelo Mágico invade, todos os anos, o Castelo de Montemor-o-Velho e a presenteia miúdos e graúdos com espetáculos únicos, neve, pista de gelo, insufláveis, exposições, a casa do Pai Natal, carrossel, passeios com animais, um mercadinho de Natal e muitas outras experiências que farão deste local o eleito para os seus serões em família. Um lugar inesquecível, com árvores falantes que contam histórias misteriosas e que deixam qualquer criança com um sorriso de orelha a orelha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


You must be logged in to post a comment.