Portugal

Chuva forte e neve chegam a Portugal: atenção às regiões mais afetadas

Notícias de Coimbra | 19 horas atrás em 10-12-2025

Após dias de tempo maioritariamente seco e anticiclónico, Portugal continental prepara-se para uma mudança drástica no tempo. A partir da madrugada de sexta-feira, 12 de dezembro, uma frente fria avançará de oeste para leste, trazendo chuva intensa, trovoadas localizadas e neve nas zonas mais altas.

As regiões mais afetadas deverão ser os distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, onde a precipitação poderá acumular entre 25 e 42 mm. A neve deverá cair na Serra da Estrela e em outras serras do extremo norte, enquanto o resto do país sentirá períodos de chuva e aguaceiros ao longo do dia.

PUBLICIDADE

publicidade

A frente fria deve evoluir para uma depressão isolada em altitude — a chamada “gota fria” — o que torna a previsão mais incerta quanto à intensidade e localização da chuva. Esta depressão deve começar a deslocar-se para sul na madrugada de sábado, deixando apenas alguns aguaceiros nas regiões mais meridionais, refere a Meterored.

PUBLICIDADE

O fim de semana deverá trazer melhoria das condições meteorológicas, com céu geralmente limpo, períodos de sol e nevoeiro matinal em algumas regiões. Os especialistas alertam para atenção redobrada em estradas e zonas propensas a inundações devido à chuva intensa prevista.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE