CHUC

Está com gripe? Só venha às urgências do CHUC se for mesmo preciso

António Alves | 24 minutos atrás em 10-12-2025

O Serviço de Urgências está no nível 1 do Plano de Resposta Sazonal de Inverno.

A medida entrou em vigor na terça-feira, 9 de dezembro, e deveu-se ao aumento do caso de infeções respiratórias, sobretudo por vírus da Gripe A.

PUBLICIDADE

publicidade

Em declarações ao Notícias de Coimbra, o diretor do Serviço de Urgências da ULS Coimbra Henrique Alexandrino disse que a maioria dos casos pertencem a doentes envelhecidos com comorbilidades, o que “leva a um aumento da procura do serviço de urgência, uma maior sobrecarga do serviço de urgência e uma maior sobrecarga dos internamentos, porque muitos destes doentes, precisamente por descompensação das urgências crónicas, acabam por necessitar de internamento.”

PUBLICIDADE

Questionado sobre o que representa o nível 1 do Plano de Resposta Sazonal nas urgências, o responsável explicou que levou à criação de “uma área de isolamento com pressão negativa preparada para receber um maior número de doentes” com esta patologia.

“Estamos também a realizar testes respiratórios à entrada do serviço de urgência, testes de rasteio de vírus respiratórios, que vão permitir identificar os doentes com risco de contaminação, quer dos outros doentes no circuito, quer dos profissionais”, frisou.

Ao mesmo tempo, foi decidida “uma utilização generalizada do uso de máscaras em todos os doentes e profissionais no serviço de urgência”. Se o aumento de doentes provocou maior tempo de espera no serviço, Henrique Alexandrino respondeu que “existem picos de incidência da população por procura do serviço de urgência”, sendo os dias mais procurados “a segunda e a terça-feira”.

Para evitar os habituais congestionamentos provocados por esta doença, o diretor do serviço de urgência faz um apelo: contactem, primeiro, a Linha SNS 24 e aguarde por indicações, podendo recorrer à sua Unidade de Saúde Familiar (USF), Centros de Atendimento Clínico (CAC) ou, até mesmo, fazendo o tratamento sintomático na sua habitação.

Veja o Direto NDC com Henrique Alexandrino

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE