O preço dos bilhetes ocasionais nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vai aumentar a partir de 01 de janeiro de 2026, enquanto o preço dos passes mensais se mantém, decidiu hoje a Câmara Municipal.
De acordo com a presidente da autarquia, Ana Abrunhosa, eleita pela coligação Avançar Coimbra (PS/ Livre /PAN) a decisão é justificada com a reestruturação e coerência comercial e simplificação da estrutura tarifária.
“Propõe-se evoluir para um modelo de preço unitário por viagem pré-comprada, semelhante ao adotado pela generalidade dos operadores de transporte público nacionais”, segundo a proposta aprovada em reunião camarária com os votos dos vereadores da Coligação Avançar Coimbra e Chega. A coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, IL, Nós Cidadãos, PPM, Volt e MPT) absteve-se.
PUBLICIDADE
A medida visa ainda estímulo à fidelização.
“Um tarifário ocasional mais racional e coerente evidencia mais claramente a vantagem económica dos passes mensais para a utilização regular, o que contribui para a fidelização dos utilizadores e para uma base de receita mais estável”, aponta o documento.
De acordo com o tarifário aprovado, apenas o título de transporte monomodal para duas deslocações fica inalterado nos 02 euros, com os restantes a fixarem-se entre os 2,70 euros para três viagens e os 9,90 euros nas 11 deslocações.
Nos bilhetes ocasionais para deslocações diárias, o bilhete de um dia para uma família numerosa (sete viagens por dia), sobe dos atuais 0,75 euros para 1 euro, a partir de 01 de janeiro, e o Passe Bem aumenta de 6 para 7,5 euros.
O valor dos passes mensais mantém-se em 25 euros, tendo também em consideração que se perspetiva, em 2026, a entrada em vigor do tarifário intermodal, que tem como preço do passe definido em 30 euros para um concelho.
Ana Bastos, da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, IL, Nós Cidadãos, PPM, Volt e MPT) concordou com os princípios gerais da proposta, no entanto, considerou que “a informação tem fragilidades”.
“Vamos abster-nos”, acrescentou a vereadora.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
