Primeira Página
Prepare-se: Este dia vai ser de loucos com o tempo fora de controlo
Imagem: depositphotos.com
A sexta-feira, 12 de janeiro, será marcada por condições meteorológicas adversas em grande parte do país. A aproximação e passagem de uma frente fria trará chuva, vento e até a possibilidade de queda de neve nas zonas de maior altitude.
Desde a madrugada, a frente começará a espalhar precipitação a partir do Noroeste, avançando gradualmente para o restante território. A chuva poderá ser localmente forte em algumas áreas do Centro e do Sul até ao final da manhã. Durante a tarde, o cenário mudará para aguaceiros, mais prováveis e frequentes no interior Norte e Centro, bem como no Alto Alentejo, abrangendo os distritos de Vila Real, Viseu, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Portalegre.
A frente fria deverá abandonar o país entre as últimas horas de sexta-feira e as primeiras de sábado (13), embora alguns aguaceiros ainda possam persistir no Baixo Alentejo e Algarve durante a madrugada de sábado.
Entre as 0:00 e as 12:00 de sexta-feira, os modelos meteorológicos apontam para a possibilidade de queda de neve ocasional nos pontos mais altos da Serra da Estrela e em serras do extremo Norte, como o sistema montanhoso Peneda-Gerês, Larouco e algumas elevações do distrito de Bragança. A acumulação prevista será residual, revela o tempo.pt.
O vento soprará do quadrante Sul, em geral fraco a moderado, mas poderá atingir rajadas até 50 km/h no Alto Minho durante a madrugada e até 60 km/h entre o início da manhã e o meio da tarde nos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal, com menor incidência noutras regiões do Sul. Está ainda prevista uma ligeira descida das temperaturas máximas.
Para sábado (13) e domingo (14), o tempo deverá mudar significativamente. Os modelos apontam para condições anticiclónicas, com céu pouco nublado ou limpo e possibilidade de formação de nevoeiro matinal em alguns locais — um contraste marcado face ao ambiente instável previsto para esta sexta-feira.