Em Portugal, o Dia da Mãe foi tradicionalmente celebrado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, mas ao longo do tempo, a data foi alterada para o primeiro domingo de maio.
A celebração do Dia da Mãe em Portugal começou na década de 1950, por iniciativa da Mocidade Portuguesa Feminina, sendo inicialmente marcada para o dia 8 de dezembro, alinhando-se com a festa religiosa.
No entanto, o crescente uso comercial da data levou a Igreja Católica a solicitar uma alteração, de modo a preservar o caráter religioso do 8 de dezembro. A solução encontrada foi mudar o Dia da Mãe para o último domingo de maio, alinhando a data com o mês de Maria, tradicionalmente dedicado à Virgem Maria na tradição católica. Contudo, o calendário litúrgico nem sempre permitia essa escolha, devido às celebrações litúrgicas de Pentecostes ou Ascensão.
PUBLICIDADE
Na década de 1970, a data do Dia da Mãe em Portugal foi ajustada novamente, sendo fixada para o primeiro domingo de maio, data que permanece até hoje, explica a Rádio Renascença.
Essa mudança visou evitar sobreposições com outras celebrações religiosas importantes, garantindo que o Dia da Mãe fosse comemorado num período sem grandes festividades católicas. Embora a data tenha mudado ao longo dos anos, o significado da celebração manteve-se o mesmo: homenagear o papel fundamental das mães na sociedade e nas famílias.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
