O bacalhau mantém-se como o verdadeiro protagonista das mesas portuguesas no Natal, sendo presença obrigatória na tradicional ceia da Consoada. Simples e delicioso, é normalmente servido com batatas cozidas e a famosa couve de Natal, conquistando gerações com a sua versatilidade.
Em várias regiões do país, os restos da ceia ganham nova vida no almoço do dia de Natal, na forma da popular “roupa velha”, garantindo que nada se perde e prolongando o sabor da tradição, diz o site Visit Center of Portugal.
Curiosamente, a presença do bacalhau na ementa natalícia remonta ao período da ditadura de Salazar, nos anos 20 do século XX, sendo utilizado como instrumento de propaganda política, mas rapidamente se tornou um símbolo de cultura e identidade portuguesa.
PUBLICIDADE
Além do sabor, o bacalhau representa também a epopeia dos homens que enfrentaram o gélido Atlântico a bordo dos bacalhoeiros, garantindo que famílias portuguesas pudessem ter este prato na Consoada. Uma verdadeira história de coragem e tradição que atravessa séculos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
