Empreendedorismo

Quando a tradição do Baixo Mondego conquista o mundo em forma de gin

António Alves | 1 hora atrás em 04-12-2025

A ideia do Carolino junta o proprietário de um bar na Carapinheira e um apreciador de gins.

Tudo começou numa conversa à mesa do bar “Friends” situado na Carapinheira, Montemor-o-Velho. Ricardo Santos, proprietário, e Roberto Barbeiro, cliente, tiveram a ideia de criar uma bebida que identificasse a região onde moram.

PUBLICIDADE

publicidade

Apreciador de gin, Roberto Barbeiro lançou a ideia de se criar uma bebida que tivesse a ver com algum produto identificativo da região. É, então, que surge a hipótese de criar um gin tendo por base o arroz carolino.

PUBLICIDADE

Em conversa com alguns parceiros, houve um que lhes disse que conseguia “arranjar o álcool” que serviria de base a esta nova bebida. “A partir daí fomos adicionando os cítricos e todos os outros elementos para produzir o sabor que pretendiamos criar”, disse Ricardo Santos ao Notícias de Coimbra.

As opções recaíram na hortelã, salsa, laranja e limão até chegarem à combinação final que é possível saborear na garrafa do gin Carolino. Um trabalho de alguns meses, como recordou Roberto Barbeiro.

A base desta bebida é a trinca de arroz que, apesar de ser produzida no Baixo Mondego, é exportada para Inglaterra e que obriga estes dois empreendedores a terem de a importar de lá para fazerem o gin na zona de Coimbra.

Para além do bar na Carapinheira, o “Carolino” esteve em destaque na Feira do Ano em Montemor-o-Velho e, mais recentemente, na Casa das Caldeiras em Coimbra.

A reação do público foi bastante positiva e o stoque de 700 garrafas desta primeira destilação está a vender-se bastante bem, estando em preparação um segundo lote de 1.400 garrafas.

O “Carolino” pode ser bebido simples com uma ou duas pedras de gelo, mas existem também as opções de ser bebido com água tónica zero, água com gás ou um refrigerante aromatizado de lima-limão (7up ou Sprite).

“As duas melhores combinações são com casca de limão e uma fatia fina ou casca de pepino”, disse Roberto Barbeiro.

O gin Carolino pode ser adquirido no Friendsbar da Carapinheira ou na loja online da marca.

Veja o Direto NDC com Ricardo Santos e Roberto Barbeiro

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE