Primeira Página

Região Centro enche de esperança o peditório da Liga Portuguesa Contra o Cancro

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 04-12-2025

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) destaca a excecional mobilização comunitária de centenas de voluntários e da população em geral no peditório de rua.

O Peditório de Rua da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu de 30 de outubro a 2 de novembro, resultou num valor angariado na região Centro de 786.893,15 euros, montante superior ao conseguido em 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

Os donativos destinam-se ao desenvolvimento dos vários eixos da missão da LPCC no apoio ao doente oncológico e cuidadores, promoção da saúde, prevenção do cancro e o estímulo à formação e investigação em oncologia. 

PUBLICIDADE

“Congratulamo-nos pelo resultado obtido, que reflete não só o resultado do trabalho que o Núcleo Regional do Centro tem feito, com o apoio imprescindível dos seus voluntários, como também uma cada vez maior conscientização da comunidade para esta doença e para a necessidade de apoios para a combater”, sublinhoua Vítor Rodrigues.

O presidente da Direção do Núcleo Regional do Centro da LPCC reforça que esses valores serão agora “devolvidos à comunidade, através de programas de intervenção social na área da oncologia, com destaque para os de apoio, direto e indireto, ao doente oncológico e cuidadores, além de permitirem o fomento na investigação nesta área”.

Graças aos valores angariados nomeadamente no Peditório de Rua, na campanha de Consignação de IRS e donativos pontuais da população, entre janeiro e novembro de 2025, foram atribuídos 2584 apoios a 406 doentes oncológicos através do programa de apoio social material da LPCC.

No contexto do apoio psicológico especializado a doentes e familiares, foram realizadas consultas de psico-oncologia (mais de 2500 até ao momento) a cerca de 550 utentes.

Um aumento notório deste serviço proporcionado de forma gratuita pelo NRC.LPCC que, entre vários outros fatores, se deve nomeadamente ao desenvolvimento do voluntariado hospitalar em Aveiro, iniciado em junho deste ano, proporcionando uma maior proximidade do NRC.LPCC aos utentes.

O Peditório de Rua assume-se como uma ação de angariação de fundos da maior importância para a sustentabilidade da missão da instituição, nomeadamente no desenvolvimento dos programas de promoção da saúde e prevenção da doença e de investigação em oncologia, através do financiamento anual de bolsas de apoio à investigação.

O Núcleo Regional do Centro da LPCC agradece a todos os cidadãos, instituições e empresas, pela colaboração sempre manifestada e deixa uma palavra de agradecimento especial aos voluntários, os quais, numa perspetiva de ação solidária e a despeito das dificuldades que se sentiram, renovaram o compromisso para com a missão da LPCC.

De destacar ainda, neste âmbito, a colaboração já habitual e a título Pro Bono, na região Centro, do Crédito Agrícola (CA) e da ESEGUR no processo de transporte e apuramento de valores, fundamentais para a segurança e celeridade deste processo.

Para quem não teve a oportunidade de contribuir, saiba que pode ainda fazê-lo através de Multibanco, Transferência Bancária, e/ou MB Way, através dos dados disponíveis na página da internet: https://www.ligacontracancro.pt/donativos.

Após a realização do donativo, deverá submeter através de e-mail o comprovativo da sua realização, com a indicação dos dados pessoais (nome completo, morada, telefone e número de contribuinte fiscal) por forma que seja emitido o recibo para dedução fiscal em IRS ou IRC.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE