O CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro inaugura no próximo dia 3 de dezembro os novos espaços do Lufapo Hub, um polo de inovação que combina a herança industrial da antiga Lufapo com a criatividade contemporânea, a investigação aplicada e a transferência de tecnologia.
Sob o lema “Entre Memória e Inovação”, a iniciativa assinala uma nova etapa para este espaço singular em Coimbra, onde o património cerâmico se cruza com as indústrias criativas e com o desenvolvimento tecnológico, reforçando o compromisso do CTCV com a modernização, o empreendedorismo e a dinamização regional.
A sessão oficial tem início às 16:00, com as boas-vindas de Jorge Marques dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do CTCV. Às 16h20, José Amado Mendes, Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, abordará a história industrial e criativa da antiga Lufapo.
PUBLICIDADE
Segue-se, às 16:40, a intervenção de Ana Carvalho, Community Manager do Lufapo Hub, que apresentará o papel do espaço enquanto Centro de Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo. O encerramento está previsto para as 17:00, com uma intervenção de Ana Abrunhosa, Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
A partir das 17:15 decorre uma visita guiada aos novos espaços, que inclui a exposição “Cerâmica Lufapo: A indústria esquecida de Coimbra”, a instalação artística e tecnológica “ImPressão – Do Polegar ao Código”, de Regina Frank, acompanhada por um painel de Claudia Cid Alvarez, e uma instalação artística de Leonel Moura.
Os visitantes poderão ainda conhecer o Codesign Factory, um laboratório dedicado a novas tecnologias de conceção e fabrico de produtos, e o Robotic Lab, orientado para a demonstração e capacitação em automação e robótica.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
