Coimbra

Prepare-se para uma Roda-Viva de artesãos neste Mercado com Alma em Coimbra

António Alves | 1 hora atrás em 02-12-2025

Evento tem a duração de 10 dias.

Entre 5 e 14 de dezembro, o piso 2 do Alma Shopping recebe a terceira edição do Mercado com Alma. Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em parceria com a Roda-Viva – Associação de Artesãos de Coimbra e que permitirá conhecer o trabalho desenvolvido por 16 artesãos.

PUBLICIDADE

publicidade

Metade deles trabalham na freguesia organizadora e trazem até este espaço comercial “artigos variados desde o artesanato mais tradicional a um artesanato já com uma componente mais contemporânea”. Os visitantes poderão conhecer ao vivo como se faz a tecelagem de Almalaguês, produtos em madeira,
pasta de modelar, cabaças, cerâmica, pintura de cerâmica e velas, entre outras áreas.

PUBLICIDADE

Na apresentação do evento, Amélia Machado, presidente da Roda-Viva, explicou que a preocupação na presente edição foi “não repetir expositores”.

Cada expositor é único e é essa parte que nós também queremos mostrar e fazer a diferença não trazendo produtos muito iguais e sempre, sempre com grande variedade de artigos”, frisou.

Do lado da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, o presidente Francisco Rodeiro salientou o facto deste mercado estar a consolidar a sua matriz, havendo cada vez mais solicitações para exporem naquele local os seus trabalhos.

“A opção de estarmos aqui é uma opção correta e acertada porque não há frio, não há chuva, não há tempestades, não há vento e, portanto, todos os que estão aqui a expor os seus produtos têm a garantia de que o tempo corre de feição. Acresce a circunstância, como é sabido, de este local ser muito frequentado e indiscutivelmente um polo de atração da cidade e da freguesia”, frisou.

Veja o Direto NDC com Francisco Rodeiro

Do lado do Alma Shopping, o diretor João Teixeira reconheceu que existe a vontade de acolher mais artesãos nesta iniciativa, mas lembrou que é necessário “proporcionar um equilíbrio na utilização dos espaços”.

“Nosso objetivo maior, de facto, é um objetivo de sustentabilidade, e quando eu falo de sustentabilidade, trabalhamos também para que estas atividades tragam cada vez mais essa componente. (…)
Acreditamos que o engrandecimento da atividade não seria tanto pela quantidade, mas sim pela qualidade, como a senhora professora Amélia aqui referia, e também para dar oportunidade a todos.
Isto também é uma forma de incentivar outras pessoas a que possam vir cá mostrar aquilo que tão bem fazem pelo artesanato”, disse o responsável.

Em paralelo com o Mercado com Alma estão também previstos diversos momentos de animação protagonizados pelo Grupo de Cavaquinhos Giroflé (dia 5); Coimbrass Band (dia 6); a violoncelista Maria Martins (dia 7) e Filarmónica União Taveirense (dia 13). Sempre a partir das 18:00.

Veja o Direto NDC com apresentação do Mercado com Alma

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE