Mundo

Mil euros por bebé! Cidade oferece dinheiro a grávidas para salvar maternidade

Notícias de Coimbra | 17 minutos atrás em 02-12-2025

A cidade francesa de Saint-Amand-Montrond lançou uma iniciativa invulgar para tentar evitar o fecho da sua maternidade: oferecer mil euros em cartão-presente às grávidas que decidam ter os seus bebés no hospital local.

A medida foi denunciada esta terça-feira por quatro sindicatos médicos, que alertam para os riscos de segurança associados a partos em unidades pequenas.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa surge num contexto de queda das taxas de natalidade em França. Segundo dados do INSEE (Instituto Nacional de Estatística e Estudos Económicos), no ano passado nasceram apenas 660.800 bebés, o número mais baixo desde o final da Segunda Guerra Mundial.

PUBLICIDADE

Para tentar reverter a situação, o presidente da câmara, Emmanuel Riotte, do partido Os Republicanos, propôs oferecer um cartão-presente de mil euros às mães, para gastar em lojas locais. O objetivo é atrair de volta grávidas que atualmente recorrem a hospitais maiores em cidades vizinhas, como Bourges, Montluçon ou Nevers.

Os especialistas defendem que, em vez de incentivos económicos, pequenas maternidades sejam transformadas em centros de monitorização da gravidez e cuidados pós-parto, com os partos centralizados em unidades de maior segurança.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE