Região

Iluminação de Natal acende a magia em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 24 minutos atrás em 02-12-2025

Cantanhede já está oficialmente em modo Natal. Esta segunda-feira, 1 de dezembro, a autarquia inaugurou a iluminação festiva que vai dar brilho à cidade até 6 de janeiro de 2026.

O momento contou com a presidente da Câmara, Helena Teodósio, o vice-presidente Pedro Cardoso e vários vereadores e autarcas locais.

PUBLICIDADE

publicidade

O percurso até à Praça Marquês de Marialva ganhou ainda mais encanto com uma verdadeira guarda de honra: alunos da Universidade dos Tempos Livres, escuteiros e muitas crianças acompanharam o executivo municipal até às instalações natalícias.

PUBLICIDADE

Helena Teodósio destacou a forte adesão: “O Natal é um momento espiritualmente importante para todos. É gratificante ver o envolvimento comunitário numa época tão especial, sobretudo num contexto global tão complexo.” A programação, explicou, resulta da já habitual parceria entre o município, a AEC — Associação Empresarial de Cantanhede — e várias freguesias do concelho.

O programa é longo e cheio de motivos para sair de casa. Além do magnífico presépio de Samuel Machado, instalado na Escola Conde Ferreira, a Praça Marquês de Marialva volta a ser o epicentro das festividades, com um carrossel, uma pista de gelo e muito ambiente natalício para miúdos e graúdos.

Na quarta-feira, 3 de dezembro, abre a exposição “Nasceu um menino… Presépios Escritos”, que poderá ser visitada na biblioteca municipal até 7 de janeiro.

E claro, não faltará o grande protagonista da quadra: o Pai Natal chega à cidade a 20 de dezembro, às 16:30, com música, animação e várias surpresas.

Durante todo o mês haverá ainda concertos, iniciativas culturais e a tradicional tômbola de Natal, disponível de 1 de dezembro a 6 de janeiro.

Cantanhede promete um Natal prolongado — e cheio de motivos para voltar ao centro da cidade várias vezes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE