Em Alfândega da Fé, o Santuário dos Cerejais, ligado a uma fundação religiosa, lançou uma campanha de venda de azeite biológico com um objetivo especial: custear a iluminação diária do espaço.
O santuário possui quatro hectares de oliveiras centenárias, plantadas nas encostas dos lagos do rio Sabor, ideais para o cultivo da azeitona. Ali, produz-se azeite biológico, isento de químicos, destinado ao autoconsumo da fundação. Este ano, a campanha prevê a venda de 365 garrafas, correspondendo a um ano de iluminação diária.
A colheita da azeitona é feita através de varejamento tradicional e vibração mecânica, resultando normalmente numa produção de cerca de 1.500 litros de azeite. No entanto, o excesso de calor e a falta de chuva reduziram este ano a produção para metade, afirma a SIC.
PUBLICIDADE
O azeite produzido é transformado num lagar local em Alfândega da Fé e, devido ao caráter biológico do produto, recebe um tratamento especial.
A venda do azeite não só permitirá iluminar o santuário, como também contribui para a manutenção da tradição agrícola e do património religioso e cultural da região.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
