Um casal de cidadãos ingleses, que regressa ao Reino Unido a 3 de dezembro, entregou dois gatos microchipados à associação Patudos após ter ameaçado abandoná-los.
Segundo revelou a associação de proteção animal Patudos, os tutores terão tentado que um veterinário realizasse a eutanásia dos animais, pedido que foi recusado. Depois, ameaçaram abandonar os gatos se não houvesse ninguém que os recebesse. A situação foi comunicada à associação O Corvo, que alertou imediatamente a Patudos.
A presidente da Patudos, Olga Rute Silva, contactou o casal e ofereceu-se para receber os animais, evitando o abandono. Esta segunda-feira, os gatos foram entregues pelos tutores em caixas de transporte idênticas àquela em que, na sexta-feira anterior, um outro gato havia sido abandonado à porta do canil de Condeixa. Segundo a associação, o animal anteriormente abandonado reconheceu os gatos recém-entregues.
PUBLICIDADE
A entrega foi filmada pela presidente da associação, como forma de registar os animais e a situação. Estão a ser preparadas denúncias formais, que poderão ser remetidas às autoridades portuguesas e também às britânicas.
Em comunicado, a Patudos sublinha que “Portugal não é o terceiro mundo” e que os responsáveis pelo abandono ou maus-tratos a animais serão perseguidos judicialmente.
Os gatos encontram-se agora ao cuidado da associação, enquanto o caso segue para investigação.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
