Dezembro começou com um verdadeiro mergulho nas temperaturas mínimas, sobretudo no interior Norte, onde os termómetros podem descer hoje até aos dois graus negativos.
A mudança deve-se à passagem de várias frentes atlânticas que vão marcar o estado do tempo em Portugal continental ao longo da primeira semana do mês. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos dias serão frios, com vários distritos do Norte a registarem valores negativos.
Para esta segunda-feira, prevê-se céu pouco nublado, tornando-se mais cinzento ao longo do dia. A chuva chega primeiro ao Norte e ao Centro a partir da tarde, podendo ser forte no Minho e no Douro Litoral. A formação de geada será frequente, especialmente no interior Norte e Centro.
PUBLICIDADE
No Grande Porto, a chuva deverá chegar a meio da tarde, intensificando-se no final do dia. Em Lisboa, a precipitação é esperada já ao início da noite. No Sul, o mais provável é a ocorrência de chuva fraca no litoral a norte do Cabo de Sines, também ao final do dia.
As temperaturas mínimas oscilam hoje entre os -2°C em Bragança e os 8°C em Faro e Sines, enquanto as máximas variam entre os 8°C na Guarda e os 17°C em Setúbal e no Algarve.
Além do frio, três distritos — Porto, Braga e Viana do Castelo — encontram-se sob aviso amarelo devido à possibilidade de chuva forte.
Na terça-feira, a precipitação deverá intensificar-se, embora para já apenas tenham sido emitidos avisos por queda de neve. Guarda e Castelo Branco estarão sob aviso amarelo entre a madrugada e as 00:00 de 3 de dezembro.
PUBLICIDADE
