O último fim de semana de novembro chega com tempo cinzento e precipitação um pouco por todo o território, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para sábado, 29 de novembro, espera-se um dia marcado pela chuva, sobretudo nas regiões Norte e Centro, e por nevoeiros matinais em várias zonas do país.
No Norte e Centro, o céu estará muito nublado e a chuva, inicialmente fraca no litoral, irá intensificar-se ao longo da tarde, estendendo-se também ao interior. O vento soprará fraco a moderado, podendo atingir rajadas mais fortes nas terras altas e na faixa costeira ao final do dia, altura em que rodará para norte/noroeste. A geada deverá marcar presença no nordeste transmontano e na Beira Alta, apesar da pequena subida das mínimas e da ligeira descida das máximas.
PUBLICIDADE
No Sul, o cenário será semelhante, embora com chuva mais fraca e pouco provável no sotavento algarvio durante a manhã. A partir do final da tarde, a precipitação será mais frequente no litoral oeste. O vento será geralmente fraco, tornando-se moderado nas terras altas, e a temperatura máxima deverá descer ligeiramente no interior da região.
Nas áreas metropolitanas, Lisboa terá um sábado com céu muito nublado e chuva fraca, que poderá tornar-se moderada a partir do meio da tarde. Já no Porto, a precipitação deverá começar ainda durante a manhã, com vento fraco a moderado e rajadas mais fortes na costa ao final do dia.
No mar, a costa ocidental terá ondas de noroeste entre 2 e 3 metros e água a 16–18 °C, enquanto na costa sul o mar estará mais calmo, com ondulação inferior a 1 metro e temperatura da água entre 18 e 19 °C.
Para domingo, 30 de novembro, o IPMA antecipa uma melhoria gradual, com o céu ainda muito nublado no início do dia, mas com a nebulosidade a diminuir a partir da manhã. Poderão ocorrer aguaceiros fracos durante as primeiras horas do dia, dissipando-se depois.
O vento manter-se-á moderado de norte/noroeste, com rajadas mais fortes na costa ocidental e nas terras altas até meio da tarde. A temperatura mínima sobe ligeiramente no interior Centro e na região Sul.
PUBLICIDADE
