Coimbra

Projeto RAMPA.3 abre inscrições e terá direção de Benvindo Fonseca

Notícias de Coimbra | 4 horas atrás em 27-11-2025

O Convento São Francisco acaba de anunciar uma nova edição do projeto RAMPA, iniciativa dedicada ao desenvolvimento artístico de jovens intérpretes na área da dança contemporânea. A terceira edição, intitulada RAMPA.3, integra a programação de “Abril Dança Coimbra” e será orientada pelo reconhecido bailarino e coreógrafo Benvindo Fonseca.

As inscrições encontram-se abertas até 11 de janeiro de 2026, e a audição decorrerá no dia 17 de janeiro, nas instalações do Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

Dirigido a participantes entre os 14 e os 25 anos, o RAMPA.3 pretende proporcionar um percurso intensivo de criação, laboratório e prática performativa. A audição está marcada para 17 de janeiro, entre as 10h00 e as 18h00, e os candidatos devem enviar inscrição para abrildancacoimbra@gmail.com, juntando nome, idade, contactos, e-mail, fotografia e CV. Os ensaios irão realizar-se ao longo de sextas, sábados e domingos, entre fevereiro e abril, culminando numa apresentação pública a 11 de abril, no âmbito do festival.

PUBLICIDADE

Esta edição conta com direção artística de Benvindo Fonseca, figura incontornável da dança contemporânea portuguesa.

As edições anteriores do projeto têm reunido nomes de referência da dança contemporânea. O RAMPA.0 foi conduzido por Rui Horta e resultou no espetáculo “Os Sonhos de Einstein”, apresentado a 21 de abril de 2023. A segunda edição teve direção de Miguel Pereira, que criou de raiz a obra “Super!”, estreada a 5 e 6 de abril. Já em 2024, Margarida Belo da Costa orientou 16 jovens intérpretes para a criação de “RAMPA.2 — When Scars Found Their Home”, apresentada no Dia Mundial da Dança, a 29 de abril.

Toda a programação do Convento São Francisco pode ser consultada no site oficial ou nas redes sociais deste equipamento municipal, integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e na Rede de Teatros com Programação Acessível.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE