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Descubra para que servem afinal as linhas do vidro traseiro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 11 minutos atrás em 25-11-2025

Muitos condutores já repararam nas linhas finas que atravessam o vidro traseiro dos automóveis e, por vezes, até se perguntam se são apenas um detalhe estético ou uma pequena imperfeição no design. Na verdade, tratam-se de um elemento essencial de segurança, especialmente útil nos meses mais frios ou húmidos.

Estas linhas fazem parte do sistema de desembaciamento traseiro. Cada uma delas é composta por um fio extremamente fino de metal e resina, aplicado à superfície do vidro ou incorporado entre as camadas do próprio vidro. Quando o condutor liga o desembaciador, uma corrente elétrica percorre esses fios. A resistência gerada produz calor, suficiente para eliminar o embaciamento, derreter gelo e melhorar a visibilidade em condições climatéricas adversas, explica o IFLScience.

Apesar de serem altamente eficazes, estes sistemas podem falhar — e os motivos são, na maioria das vezes, bastante simples.

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1. Fusível queimado: É a avaria mais comum. O desembaciador consome bastante energia e, durante o inverno, pode ser ativado frequentemente, o que leva à sobrecarga do fusível responsável pelo sistema. A solução é simples: substituir o fusível costuma resolver o problema rapidamente.

2. Linhas danificadas: As linhas do desembaciador ficam expostas na superfície externa do vidro, o que as torna vulneráveis a risco, desgaste ou pequenos impactos. Basta uma secção danificada para interromper o circuito elétrico, impedindo o aquecimento daquela área do vidro. Pequenas falhas podem ser reparadas com kits caseiros, mas danos extensos exigem a intervenção de um profissional.

3. Problemas no interruptor ou cablagem: Menos comum, mas mais frustrante, é a avaria no interruptor elétrico ou na cablagem que liga o botão ao sistema. Este tipo de problema requer diagnóstico adequado e é normalmente resolvido por um mecânico.

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