Empresas

O novo McDonald’s de Coimbra promete deixar a cidade com água na boca!

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 horas atrás em 25-11-2025

O sexto restaurante McDonald’s da cidade de Coimbra foi inaugurado na tarde de segunda-feira, 24 de novembro, em Eiras, numa cerimónia que contou com a presença de Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s Portugal, e do franqueado Yves Basílio, responsável pela operação.

Localizado na Rua Barca Ribeira de Eiras, na zona comercial de Eiras, o novo espaço é o restaurante n.º 218 da marca em Portugal e ocupa um terreno com cerca de 4 mil metros quadrados. O restaurante será operado por Yves Basílio, franqueado há 24 anos e responsável por mais sete unidades em Coimbra, Pombal e Figueira da Foz.

Durante a inauguração, Inês Lima destacou a importância da abertura para a marca e para a região: “É com muito gosto que estou aqui em Coimbra-Eiras a inaugurar o restaurante número 218 da McDonald’s em Portugal. É o sexto restaurante de Coimbra e esta zona já precisava, com o seu dinamismo e a sua população, de um restaurante nas proximidades.”

PUBLICIDADE

A responsável sublinhou ainda a estratégia de expansão descentralizada: “Os nossos consumidores muitas vezes vêm de carro e precisam de conveniência. Outras vezes é a população que mora aqui perto. Encontrámos um espaço que acreditamos ir ao encontro do que era preciso nesta zona da cidade.”

Em declarações durante a inauguração, Yves Basílio não escondeu a satisfação com o novo projeto.
“Um sentimento de muita alegria. Estou muito contente mesmo de abrir este restaurante nesta zona da parte norte de Coimbra”, afirmou.

Questionado sobre as expectativas de sucesso, mostrou-se confiante: “Estamos cá para servir e vou fazer o melhor serviço de sempre. Acho que sim, acho que a população está de certo que nós abrimos… abrimos amanhã. Não tenho dúvidas de que vai ser um sucesso.”

A grande afluência no dia da abertura também surpreendeu pela positiva: “Estou muito contente, muito feliz de ver tanta gente. É importante o apoio, e tenho sentido isso: um apoio grande da população, dos meus colegas, da Câmara e da Junta.”

A abertura contou com a presença de António Albuquerque, diretor de Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Coimbra, que destacou o impacto positivo do investimento no território.

Segundo o responsável municipal, a nova unidade representa “um dia bom para Coimbra”, sobretudo por se tratar de um investimento de um empresário local. Sublinhou ainda que a implantação do restaurante fora do centro urbano contribui para o equilíbrio territorial. “A diversificação destes investimentos em freguesias, que sendo urbanas também têm uma componente rural, aumenta o nosso índice de coesão territorial”, explicou, referindo que esta expansão promove o desenvolvimento económico e aproxima serviços das populações.

Para os habitantes de Eiras e zonas envolventes, o novo espaço permitirá maior comodidade. “As pessoas que vivem aqui em Eiras não têm necessidade de ir para Coimbra ou para outros locais. E todos aqueles que gravitam à volta desta zona podem aceder muito mais facilmente a um estabelecimento como este do que dirigirem-se ao centro da cidade”, destacou.

À frente da nova equipa estará Carlos Barbosa, que transitou da gestão do restaurante da Solum. O gerente assume que leva consigo a experiência anterior, mas sublinha que este novo desafio traz também mudanças. “Vou aplicar o mesmo sistema com algumas mudanças, é claro, porque agora vamos trabalhar com método de 4 linhas. É novo para mim, mas somos uma empresa que aposta fortemente na formação”, afirmou.

O gerente revela que aceitou o convite para assumir o novo restaurante como um novo passo na carreira.
“Desafio sempre. A nossa empresa sempre nos põe em desafio. Por isso é que somos uma empresa grande. Estamos sempre focados no futuro e numa melhoria”, destacou, acrescentando sentir-se “grato pela oportunidade de gerir este novo restaurante”.

Com cerca de 50 colaboradores sob a sua responsabilidade, Barbosa garante que a gestão de pessoas não o intimida. “Eu vim de baixo: já fui funcionário, formador, gerente de turno… passei por todas as etapas. Conheço bem e respeito cada um com a sua função. Para mim não é difícil lidar com pessoas”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE