Coimbra

De coração partido, associação de Casal da Misarela pede apoio após incêndio devastador

António Alves | 2 horas atrás em 23-11-2025

Parte do telhado do 1.º piso está em risco de colapsar.

A madrugada foi de sobressalto na sede da Associação Desportiva e Recreativa de Casal da Misarela, em Torres do Mondego (Coimbra). Um incêndio no piso superior do edifício destruiu por completo a área, com o fumo a causar estragos nos restantes espaços do edifício-sede.

Em declarações ao Notícias de Coimbra, a presidente da direção Isabel Baptista não escondeu a emoção com o que acontece na última madrugada. Acompanhada da vice-presidente Cristina Cortes, a dirigente referiu que o espaço tinha acabado de sofrer obras de requalificação para terminar o processo de legalização.

PUBLICIDADE

“É a destruição de uma vida de muitos anos, de muita dedicação”, afirmou, desconhecendo o motivo para ter acontecido esta situação. A zona mais afetada foi o piso superior onde estavam mais de duas dezenas de beliches, cozinha, escritório e sala de reuniões. A estrutura que sustenta o teto corre o risco de colapsar, referem os bombeiros.

Clique nas imagens para ver o rasto de destruição

A carga térmica desta área causou problemas no combate às chamas por parte dos bombeiros que tiveram de partir alguns vidros de outras zonas do edifício para que o fumo pudesse sair.

Foi este fumo que causou danos no resto do edifício que acolhe as secções de judo e do rancho folclórico. Aliás, o museu existente no piso 0 foi um dos locais atingidos pela elevada concentração de fumo.

Quanto ao valor dos prejuízos, as primeiras estimativas rondam os 50 mil euros, mas ao final da manhã havia quem falasse no dobro: 100 mil euros.

Veja o Direto NDC com Isabel Baptista

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE