Autarquia aposta na utilização de árvores de Natal naturais e reutilizáveis.
A Câmara Municipal de Mortágua lança, este ano, uma iniciativa pioneira inserida no programa Mortágua Natal’25 – Origens, que alia o espírito natalício à preservação ambiental.
Em colaboração com o comércio local, o município aposta na utilização de árvores de Natal naturais e reutilizáveis, promovendo uma solução ecológica e circular nas decorações de Natal.
PUBLICIDADE
Estas árvores, cultivadas de forma sustentável e arrancadas com raiz, poderão ser reaproveitadas durante duas a três edições natalícias consecutivas e, posteriormente, transplantadas para um local definitivo, contribuindo para a florestação de uma área do domínio público municipal, atualmente em fase de estudo.
“Com esta ação, queremos sensibilizar a comunidade para práticas mais amigas do ambiente e reforçar o compromisso de Mortágua com a sustentabilidade. Acreditamos que é possível celebrar o Natal com consciência ecológica e dar um contributo concreto para um futuro mais verde”, destacou o presidente da câmara Ricardo Pardal.
De acordo com a autarquia, a utilização de árvores naturais traz diversas vantagens face às opções artificiais: origem sustentável (cultivadas em viveiros e replantadas após a época natalícia, permitindo o uso contínuo do mesmo espaço); biodegradabilidade (as árvores que não forem replantadas são biodegradáveis e podem ser compostadas); menor pegada de carbono (produzidas localmente, reduzem as emissões associadas ao transporte e funcionam como sumidouros naturais de carbono).
Com esta iniciativa, a Câmara de Mortágua reafirma o compromisso com a valorização do património natural, a educação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis junto da população e do tecido económico local.
O programa Mortágua Natal’25 – Origens arranca oficialmente a 6 de dezembro, com a ligação das iluminações, abertura do Mercado de Natal e chegada do Pai Natal e dos duendes.
Com o objetivo de celebrar a quadra festiva em comunidade, união e partilha, o município preparou um programa diversificado de animação que pretende envolver toda a comunidade e todas as idades, e a pensar especialmente nas famílias e nas crianças, convidando todos a sentir e a viver a magia, o calor humano e a alegria que caracterizam esta quadra especial.
PUBLICIDADE
