Vamos

A magia do Madeiro volta a aquecer Penamacor

Notícias de Coimbra | 26 minutos atrás em 21-11-2025

O Penamacor Vila Madeiro já tem programa completo e com regresso marcado para o dia 6 de dezembro para mais uma grande edição.

O evento natalício, que celebra o Madeiro que ganhou a fama de ser o Maior do País, prolonga-se até ao dia 25 do mesmo mês e promete tradição, gastronomia, música, iniciativas culturais, passeios pedestres, espaços infantis e muita animação, além do já tradicional Mercado de Natal.

O certame é inaugurado no dia 6, pelas 17h00, na Tenda Vila Madeiro, seguindo-se a inauguração da exposição “Altos-relevos e escultura na obra de Bertino Cordeiro”, no Museu Municipal de Penamacor. Pelas 21h00 decorre o concerto “Uma cura na Raia”, espetáculo que integra o processo de levantamento do património musical promovido pela Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, em colaboração com a Câmara Municipal, a Academia de Música e Dança do Fundão e diversas associações do concelho.

PUBLICIDADE

No dia seguinte, registo para o primeiro grande momento da festa com a tradicional concentração do Madeiro, no recinto de Nossa Senhora do Incenso, local onde, pelas 22:00, atuam os 4 Mens e que conta com a animação musical, noite dentro, dos Folkings, do Grupo de Cantares do Rancho Folclórico de Penamacor, dos Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra e de grupos espontâneos. Antes, mas ainda no dia 7 de dezembro, destaque para o Fórum Madeiro – A Chama da Tradição, que decorre entre as 10h00 e as 12h00 e entre as 15h00 e as 17h00, no Teatro Clube de Penamacor. Este fórum pretende ser um encontro informal de investigadores que aproxima a comunidade do meio académico para valorizar o património local. Partindo das fogueiras de Natal como ritual do fogo presente em todo o espaço ibérico, o fórum contribui para criar redes de investigação e colocar Penamacor no mapa académico. Já pelas 18h00, a Tenda Vila Madeiro recebe a atuação da turma juvenil da Escola Geração Musical.

A terminar o primeiro fim-de-semana de festa, no dia 8, a Vila de Penamacor sai à rua para saudar, a partir das 14h00, o desfile do Madeiro, com o cortejo de tratores a carregar os troncos desde o Recinto de Nossa Senhora do Incenso até ao Adro da Igreja, local onde o monte de lenha fica depositado até ao grande dia. Pelas 21h00, a Tenda Vila Madeiro volta a receber mais um concerto, desta feita o espetáculo “Celebrar Hollywood”, que homenageia o cinema americano e os seus protagonistas.

Avançando para o segundo fim-de-semana do evento, no dia 13, pelas 14h00, o Teatro Clube de Penamacor é palco da apresentação do livro “Serra da Malcata”, da autoria de António Cabanas, sendo que, pelas 15h30, na Praça Vila Madeiro, decorre a dança de Natal das alunas da Escola Geração Musical. Pelas 17h00, é a vez da Tenda com o mesmo nome receber a música do Grupo de Cantares Tradicionais de São Miguel de Acha, local que acolhe também, pelas 23h00, o artista Saúl. No mesmo dia, destaque, ainda, para, pelas 21h00, na Igreja Matriz, o concerto de Natal, dos alunos do polo de Penamacor e da Orquestra Sinfónica da Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF). A fechar o fim-de-semana, no dia 14, com horário acertado para as 16h00, o fabuloso Convento de Santo António é mais uma vez cenário do Encontro de Cantares ao Menino, iniciativa que arranca para a 9ª edição. Já pelas 18h30, o dia termina com o concerto de Natal da Orquestra Tradicional Cordinhas da Beira Baixa, na Tenda Vila Madeiro.

A caminhar a passos largos para o grande momento das festividades, o dia 20 de dezembro amanhece com o também já tradicional passeio pedestre com plantação de sobreiros. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas em www.vilamadeiro.pt, sendo que os interessados podem obter mais informações através do contacto de telemóvel 969 922 880.

A animação desloca-se, depois, para a Tenda Vila Madeiro, onde decorre, pelas 14h30, a demonstração culinária “Sabores de Natal – Tradição e inovação à mesa”, pelo chef Marco Santos, pelas 16h00, a atuação do Coro da Academia Sénior de Penamacor e, pelas 19h00, a atuação dos Cavaquinhos da Escola Geração Musical. Pelas 22h00, o Baile do Madeiro, na Casa do Povo, oferece as atuações do Duo Musical Diogo Acordeonista & Marco Marques e do Dj Nudge.

Já a 21 de dezembro, a mesma Tenda Vila Madeiro recebe, às 14h00, o Grupo de Cantares de Pedrógão de São Pedro, às 15h00, a apresentação do livro “Amor e Obsessão” de Élvio Carvalho e, às 18h00, o concerto The Classic, no qual três cantores, unidos pelo gosto pela música e pelo canto clássico, juntam as suas vozes para apresentar grandes clássicos de forma única.

Depois do concerto da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, a 22 de dezembro, pelas 21h00, na Tenda Vila Madeiro, destaque, no dia 23, para a atuação do Coro Rociero Cosita Buena, no mesmo espaço, e para o Flash Mob de Natal Amicita Chorus, que será distribuído pela tenda e pelo Largo da Igreja Matriz. Antes do acender do Madeiro, a Praça com o mesmo nome recebe, pelas 22h30, o Wallow Gospel Choir & Band. Por fim, perto da meia noite chega o tão aguardado momento com a queima do Maior Madeiro de Portugal, perante o olhar curioso de locais e visitantes.

Até ao final do evento, nota para a peça teatral “O Pai Natal e a Brigada de Gnomos do planeta Feliz: Um Natal sustentável”, no dia 5, pelas 18h00, num espetáculo dedicado aos mais novos e que celebra o espírito de Natal e sensibiliza para a importância de proteger o planeta.

Todos os dias, o evento conta com mercado de Natal, com um mercadinho do livro, com o espaço infantil “Casinha do Pai Natal” e com jogos e pinturas faciais.

A animação musical e itinerante, durante o evento, está a cargo de Marchinha do Botequim ; Fanfarra Bizarra; Caminhos de Neve (Malad’arte); Grupo de Concertinas Casa do Povo de Pinhel; Fanfarra Encantada; Ritmo do Quebra-Nozes; Grupo de Bombos das Cantarinhas do Telhado; Concertinas da Gardunha; Cartas Vivas: Natal sobre Rodas (ST Arte); Grupo de Concertinas Seixos do Mondego; Banda do Carteiro; Folkings ; Bandinha de Natal; Concertinas da Covilhã ; Fanfarra Sons do Mundo; Bailarinas Bonecas de Neve; Concertinas de S. Domingos; Frederico Alves e os amigos do Fole; Lôa Trovadoresca; Fanfarra 4XX; Bailarinas Árvores de Natal; Corvos del Rei; Fanfarrões da Beira; Orquestra do Natal Mágico; Gaitas Sirigaitas; Troca Tintas; Grupo de Concertinas “Os Foligaitos”; Fanfarra Nem Fá Nem Fum; Picadinhos da Concertina; Bombos do Barco; Travessuras em Natal (Pepe’s Show); Duendes à Solta (Rodopio); Grupo de Concertinas Estrelas do Jarmelo; Travessuras em Natal; ViraVadio; Amigos da Concertina; Snow Flow Beat; Grupo de Concertinas de Gouveia; Diogo Acordeonista e os Amigos; Banda às Riscas; Os Duendes da Música; Natal a Caminhar; Ritmos de Natal; O Fotógrafo, o Pai Natal e a Rena (ST Arte); Concertinas de Santo André das Tojeiras; Bandinha da Moca; Grupo de Concertinas “Os Corujinhas da Concertina”; Farratuga; O Trenó Musical; Os Endiabrados do Polo Norte; Soldadinhos de Chumbo; As Concertinas do Vale do Tejo; Banda de Pais Natais e Mimo; Os Arrebimbas – Concertinas da Boidobra; Reino Branco; Gnomos Espíritos da Floresta; e Há Música na Rua.

Recorde-se que o Madeiro é uma tradição profundamente enraizada em terras de Penamacor, um verdadeiro símbolo de união, celebração e identidade comunitária. Todos os anos, esse ritual ganha vida com desfiles festivos e momentos de convívio, reunindo gerações.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE