Vamos

Já sabemos quem são os próximos homenageados da Diocese de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 20-11-2025

Bispo D. Virgílio Antunes formulou o convite integrado no Ano Jubilar.

No sábado, dia 22 de novembro, o calendário litúrgico assinala o Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e da música.

A tradição refere que, no seu martírio, o medo terá dado lugar ao canto para louvor de Deus. Da firmeza da sua fé nasceu esta especial invocação, no patrocínio da arte da música.

PUBLICIDADE

Associando este dia ao apelo do Papa Francisco que fez de 2025 o Ano Jubilar e desafiou todos os cristãos a tornarem-se Peregrinos da Esperança, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, convidou as filarmónicas existentes na Diocese de Coimbra para realizarem a sua peregrinação jubilar.

Será um momento de comunhão, de fé e de testemunho, em que a música das bandas filarmónicas se unirá à oração da Igreja universal, enchendo de esperança as ruas e o coração da cidade de Coimbra.

Com esta iniciativa, a Diocese de Coimbra quer também sublinhar a importância destas formações musicais na promoção da literacia musical, da cultura local, tantas vezes presente em celebrações religiosas, muito especialmente nas procissões.

Cerca de 400 músicos, cantores e instrumentistas de 18 bandas filarmónicas, estão inscritos para a peregrinação que começará pelas 15:00, no Seminário Maior de Coimbra, e se dirigirá para a Sé Nova, onde será celebrada a Eucaristia.

No final da celebração, será colocada uma fita evocativa do Jubileu 2025 no estandarte de cada filarmónica, como recordação deste acontecimento eclesial que só se repetirá em 2050.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE