A Infraestruturas de Portugal (IP) prevê que as obras do troço Soure-Carregado da alta velocidade ferroviária, que inclui uma estação em Leiria, comecem no final de 2028, disse hoje à agência Lusa o vice-presidente Carlos Fernandes.
“A nossa expectativa é até final de 2027 ter o contrato assinado. Os projetos começam logo no início de 2028 e até ao final do ano esperamos ter obra a correr, até ao final do ano de 2028”, afirmou, em Leiria, Carlos Fernandes à margem da assinatura de um protocolo de cooperação entre o Município de Leiria e a IP, para a elaboração dos planos de urbanização da nova estação de Leiria e de Sismaria, no âmbito da implementação do troço Soure-Carregado.
O vice-presidente da IP esclareceu que “estes concursos são concursos complexos, normalmente são cerca de um ano e meio até se assinar o contrato”.
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“Se as coisas correrem normalmente, e elas têm corrido, nós apresentámos este projeto em setembro de 2022, ainda no Governo do dr. António Costa, ele tem continuado da mesma forma com este Governo do dr. Luís Montenegro, e nós estamos a cumprir os prazos todos, de uma forma geral”, declarou.
Este responsável da IP referiu, na sessão, que, com a obtenção da declaração de impacto ambiental, “o passo seguinte agora é preparar toda a documentação do concurso”, para se estar em condições de o lançar até ao final do primeiro semestre do próximo ano.
Segundo o sítio na Internet da IP, o lançamento do concurso público com publicidade internacional para a concessão da conceção, projeto, construção, financiamento, manutenção e disponibilização do Troço Soure – Carregado da linha de alta velocidade Porto – Lisboa, “encontra-se previsto para o primeiro semestre de 2026”.
“Temos um valor de construção na ordem dos três mil milhões [de euros], uma extensão de cerca de 130 quilómetros, teremos depois cerca de 8,5 quilómetros de ligação da linha de alta velocidade à linha convencional, para permitir as ligações e a articulação entre as duas redes”, adiantou Carlos Fernandes.
Em julho, a Agência Portuguesa do Ambiente deu parecer favorável condicionado ao troço entre Soure e Carregado da futura linha de alta velocidade Lisboa – Porto.
O troço Soure – Carregado insere-se na fase 2 da linha ferroviária de alta velocidade, dando sequência aos projetos da fase 1 (Porto – Soure). Já a fase 3 diz respeito ao troço Carregado – Lisboa.
O projeto atravessa os concelhos de Rio Maior, Azambuja, Alenquer, Cadaval, Caldas da Rainha, Alcobaça, Porto de Mós, Leiria, Marinha Grande e Pombal.
A ligação da futura linha de alta velocidade à Linha do Norte será feita na zona do Carregado.
Já a futura estação de Leiria, projetada para a zona da Barosa, permitirá a interligação com a Linha do Oeste, sendo que, para o efeito, esta é desviada do seu traçado atual para junto da linha de alta velocidade, para “poder utilizar a estação conjunta”.
A concretizar-se, a viagem de comboio entre Leiria e Lisboa em linha de alta velocidade vai ter a duração de 36 minutos, quando atualmente tem uma duração de cerca de três horas.
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