O Grupo Altri obteve um financiamento de 50 milhões de euros através de Obrigações Verdes.
A emissão de Green Bonds tem uma maturidade de sete anos. Toda a operação financeira foi organizada e montada pelo CaixaBI, sendo a Caixa Geral de Depósitos a única subscritora destes títulos de dívida assentes em princípios de sustentabilidade.
Esta operação está alinhada com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes (“Green Bond Principles“) publicados pela International Capital Market Association, tendo obtido uma Second Party Opinion (“SPO”) positiva da empresa de ratings ESG e de research independente especializada Sustainalytics.
PUBLICIDADE
O financiamento obtido permite a conversão desta unidade de produção, passando a ter a capacidade de produzir fibras solúveis maioritariamente para a indústria têxtil, com o objetivo de se tornar um produtor de referência na Europa. Destinadas a mercados externos, as fibras solúveis (DWP) são uma matéria prima de base para um conjunto alargado de produtos, entre os quais indústria têxtil, sendo um substituto natural das fibras de origem fóssil. A sua aplicação estende-se a outros produtos nomeadamente na área farmacêutica, mas também na indústria alimentar, produtos de higiene ou certo tipo de embalagens.
A crescente procura de produtos à base de biomateriais, criou oportunidades para a transformação de bio fábricas de fibras com aplicação papeleira para unidades de fibras solúveis mais eficientes e com menor pegada ambiental. Mais de 71% das marcas de moda comprometeram-se a substituir fibras de origem fóssil por fibras de origem natural. Em termos globais, de acordo com estudos realizados, 63% dos consumidores expressam a sua preferência por produtos ambientalmente sustentáveis. A Europa responde, em 2025, por 14% da capacidade de produção instalada de fibras solúveis, com os maiores produtores a estarem localizados na Alemanha, Suécia e Áustria.
Através deste investimento, a Altri vem reforçar o compromisso com os seus principais objetivos de sustentabilidade, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e com as expectativas dos stakeholders, do qual resultou a definição do “Compromisso 2030” do Grupo. A Altri integrou pela primeira vez, em 2025, o ranking da Time, das 500 empresas mais sustentáveis do mundo. A empresa foi sujeita ao escrutínio de avaliação com base nas classificações e compromissos de sustentabilidade atribuídos por entidades reconhecidas. Entre os critérios principais incluíram-se as classificações do CDP, a adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, o alinhamento com a iniciativa Science Based Targets (de curto e longo prazo), a inclusão no S&P Global Sustainability Yearbook, a participação na campanha Race to Zero da UNFCCC, bem como as avaliações ESG e SRI da MSCI.
PUBLICIDADE
