Coimbra
Depois da Figueira da Foz, fenómeno também foi visto em Coimbra
Imagem: Maria Torres/ Facebook
O final da tarde de sábado, 15 de novembro, presenteou quem visitava a praia do Teimoso na Figueira da Foz, mas também quem passeava por Coimbra.
Um espetáculo natural impressionou: uma explosão de nuvens enquanto o sol se escondia por trás, criou um cenário de luz e sombra.
Parece assemelhar-se a um fenómeno conhecido como cloudburst, ou aguaceiro intenso. Trata-se de uma precipitação muito localizada e de curta duração, segundo explicações no site da Cordulus.
PUBLICIDADE
Os aguaceiros ocorrem quando o ar quente e húmido sobe rapidamente, condensando-se em nuvens carregadas de chuva. Se a água acumulada não se dispersa gradualmente, é libertada de forma súbita, criando uma precipitação intensa, muitas vezes acompanhada de trovoadas, ventos fortes e, em alguns casos, granizo.
Embora fenómenos como este possam ocorrer em qualquer região, são mais frequentes em áreas com relevo acentuado, onde a topografia força a subida rápida do ar, aumentando a condensação.
O fenómeno no Cabo Mondego serviu não apenas como um lembrete da força da natureza, mas também como um convite para observar a beleza efémera dos eventos meteorológicos raros, sempre com respeito pelos riscos que podem acarretar.
PUBLICIDADE
