O Festival Letra Corrida de literatura infantojuvenil vai regressar para a segunda edição, com 14 personalidades convidadas e mais de 40 horas de programação, na última semana de novembro, em Coimbra.
“São sete dias de duração, com mais de 40 horas de programação e cerca de 14 convidados”, entre escritores, ilustradores, músicos e contadores de histórias, revelou hoje o diretor executivo da empresa organizadora GoldenSkill, Diogo Coelho.
O concelho de Coimbra vai receber, entre os dias 24 e 30 de novembro, a segunda edição do Letra Corrida – Festival de Literatura Infantojuvenil de Coimbra, que tem como mote “Ler é sonhar, a leitura é felicidade”.
PUBLICIDADE
Luísa Ducla Soares, Pedro Chagas Freitas, Clara Cunha, Isabel Zambujal, Isabel Ricardo, Marisa Lemos, Pedro Leitão, Ana M. Garcia Martins, Milu Loureiro, Sofia Fraga, Amadeu Diniz da Fonseca, Tiago M., Alberto Fernandes e Sofia Vieira são as personalidades que marcam presença no evento.
Encontros com autores, sessões de autógrafos, apresentações de livros, oficinas de ilustração e sessões de contos são algumas das atividades concretizadas ao longo dos sete dias de programação do evento, que procura “criar novos leitores”.
Na apresentação do programa do Festival Letra Corrida, que decorreu na manhã de hoje, na Casa Acreditar de Coimbra – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Diogo Coelho afirmou que a edição do ano passado da iniciativa correu “muitíssimo bem”, atingindo perto de cinco mil alunos.
O responsável da GoldenSkill explicou que a programação possui três áreas, uma delas sendo a presença em agrupamentos do concelho de Coimbra, envolvendo dezenas de escolas, incluindo as de ensino privado e cooperativo.
A abertura oficial decorre no segundo jardim-escola João de Deus, numa homenagem a esta “figura ímpar da pedagogia e da poesia portuguesa”, com as crianças a cantarem o hino oficial do evento, criado por Amadeu Diniz da Fonseca.
As atividades chegarão também à Casa Acreditar de Coimbra e ao Hospital Pediátrico de Coimbra, espaços que irão receber escritores e contadores de histórias.
Na terceira vertente, o Letra Corrida dirige-se também para a comunidade. No dia 29, tem lugar uma oficina de ilustração, com a presença de Tiago M.; e a apresentação do livro de Alberto Fernandes sobre “O Melhor Presente de Aniversário”.
Já no dia 30, o Centro Norton de Matos acolhe a apresentação do livro “Aqui há gato… E boas histórias também!”, de Sofia Vieira.
Do cronograma do festival, organizado pela empresa GoldenSkill, em parceria com outras entidades, destaque também para as apresentações do livro “A Amiga Cinzenta – A depressão explicada às crianças (e aos adultos)”, uma obra de Pedro Chagas Freitas; e do novo livro da coleção “O Cuquedo e a Origem do Medo”, de Clara Cunha.
De acordo com Diogo Coelho, a iniciativa procura também afastar crianças do digital e aproximar dos livros físicos.
PUBLICIDADE
