Política

Câmara de Coimbra quer avançar com modernização administrativa em 2026

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 horas atrás em 17-11-2025

A Câmara de Coimbra quer avançar com a modernização administrativa do município já em 2026, assumindo-o como um dos projetos pioneiros do novo executivo, afirmou hoje o vereador com aquela pasta.

“Temos falado dentro do executivo, com seriedade, sobre ser um dos projetos pioneiros e uma das primeiras iniciativas a tomar no próximo ano”, afirmou o vereador Miguel Antunes, eleito pela coligação Avançar Coimbra (PS/Livre/PAN).

O vereador, que falava em reunião do executivo, assumiu que a modernização administrativa “é uma grande preocupação” da Câmara de Coimbra.

PUBLICIDADE

O membro do executivo, que assume a pasta da modernização administrativa, respondia a um repto lançado pelo vereador da Iniciativa Liberal, Celso Monteiro, eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra, liderada pelo PSD.

“Nas áreas administrativas, há margem para fazer melhor, com mais inteligência de gestão e foco na eficiência”, afirmou Celso Monteiro, desafiando o executivo a lançar já em 2026 um “projeto estruturado de modernização administrativa”, que permita assegurar uma administração pública local “preparada para o futuro, eficiente e sustentável”.

O vereador Miguel Antunes disse que “será com muito gosto” que o município irá trabalhar nessa área em conjunto com todo o executivo.

O vereador com a pasta das finanças, Luís Filipe, reconheceu que há “um desafio de eficiência” no município, sendo necessário à Câmara de Coimbra “diminuir a pressão sobre a despesa corrente”.

Para o responsável, é preciso tornar “a máquina” do município “menos pesada”, libertando recursos para outras áreas.

“Convido os vereadores a participarem no processo, porque isto é um processo em que teremos de ter apoio externo, mas queremos ter o contributo de todos, naturalmente”, afirmou a presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE