A Câmara de Coimbra aprovou hoje por unanimidade, em reunião do executivo, a recondução da provedora do munícipe, Maria José Pimentel, que assumiu funções no mandato anterior.
O executivo aprovou por unanimidade a proposta da Câmara de Coimbra de recondução de Maria José Pimentel no cargo de provedora do munícipe, depois de ter sido designada para o efeito em 2023.
Durante a discussão da proposta, a presidente da Câmara, Ana Abrunhosa (PS/Livre/PAN), afirmou que a provedora, em conversa com a autarca, manifestou vontade de continuar o trabalho por mais um mandato.
PUBLICIDADE
“Tendo em conta o que fez, o relatório e a conversa, fiquei com a clara convicção de que o fez com gosto e profissionalismo”, disse Ana Abrunhosa, referindo que será também disponibilizado um relatório realizado por Maria José Pimentel, que tem algumas propostas sobre as quais o executivo irá refletir.
A proposta de recondução mantém que esta função se exerça sem remuneração.
A vereadora da coligação Juntos Somos Coimbra (PSD/IL/CDS-PP/Nós, Cidadãos!/PPM/Volt/MPT) Ana Bastos felicitou Ana Abrunhosa por manter a atual provedora no cargo, considerando que este órgão “é um contributo para a transparência e proximidade ao cidadão”.
Já a vereadora do Chega, Maria Lencastre, destacou o último relatório da provedoria do munícipe que “evidencia fragilidades estruturais na forma como a Câmara responde aos cidadãos”.
“Não basta tomar conhecimento. É preciso agir”, disse, recomendando ao executivo para que apresente medidas, no prazo de 90 dias, para assegurar “respostas mais claras e rápidas para todos os munícipes”.
Na resposta, Ana Abrunhosa afirmou que o atual executivo irá ter em consideração as recomendações da provedoria do munícipe.
A proposta de recondução da atual provedora será debatida e votada novamente hoje à tarde, na primeira reunião extraordinária deste mandato da Assembleia Municipal de Coimbra.
Maria José Pimentel, que está aposentada, trabalhou na Divisão de Modernização Administrativa da Câmara de Coimbra.
PUBLICIDADE
