Primeira Página

Luzes, câmara, ação: Já começou o maior festival dedicado ao cinema português

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 16-11-2025

A 31.ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português começou este sábado, 15 de novembro, e prolonga-se até dia 22, trazendo oito dias dedicados ao cinema nacional.

A inauguração decorreu no Convento S. Francisco onde foi realizado um jantar-cerimónia que marcou oficialmente o arranque do evento.

Tiago Santos, diretor do festival, explica que a noite de abertura serve para apresentar os principais intervenientes desta edição e revelar como a cidade se prepara para acolher a programação. É também um momento para partilhar expectativas e traçar objetivos para o próximo do festival.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, o festival tem registado um crescimento contínuo. Segundo Tiago, a média de aumento de público tem sido entre 10% e 15% nos últimos cinco anos. O diretor destaca ainda que alcançar cerca de cinco mil espectadores numa semana dedicada exclusivamente ao cinema português é significativo, tendo em conta que muitos filmes nacionais não atingem estes números em estreia comercial.

A edição deste ano estende-se para além de Coimbra, com sessões também na Mealhada, Penacova e Lisboa (Benfica), reforçando o objetivo de levar o cinema português a novos públicos através de parcerias locais.

Ao todo, serão exibidos mais de 120 filmes distribuídos por três secções competitivas: Seleção Caminhos, que reúne animação, documentário e ficção nacionais; Ensaios, que apresenta filmes académicos de âmbito internacional e destaca novos talentos; e Outros Olhares, dedicada a obras mais reflexivas sobre temas sociais e culturais.

O Festival Caminhos do Cinema Português volta assim a afirmar-se como uma das principais montras da produção cinematográfica nacional, convidando o público a descobrir a diversidade e vitalidade do cinema português entre 15 e 22 de novembro.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE