Coimbra

Coimbra: Aprenda a fazer este bacalhau com algas com o chef Duarte Eira

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 14-11-2025

O aroma do mar e da tradição portuguesa invadiu esta sexta-feira, 14 de novembro, o Convento de São Francisco com a apresentação do arroz de bacalhau com algas, preparado pelo chefe Duarte Eira, do restaurante Salpoente.

O prato tem conquistado os visitantes que se aproximam para provar.

“Este arroz representa bem aquilo que fazemos no Salpoente, na cozinha portuguesa, feita com produtos da região, mas depois com um toque de apresentação um bocadinho diferente”, explicou o chefe. O prato combina bacalhau, arroz carolino e algas da Ria de Aveiro, conferindo uma ligação entre a tradição e a inovação regional.

PUBLICIDADE

Sobre o tempo de confeção, Duarte Eira revelou: “É o tempo de cozer o arroz, que é o ingrediente que demora mais, uns 15 minutos, mais ou menos.”

O chefe destacou ainda a transparência na sua cozinha: “Tudo se pode divulgar. A única coisa que trouxe já feita foi o caldo, porque não havia tempo para fazer aqui. É espinhas de bacalhau que foram assadas com tomate, cebola e pimento. Depois foi tudo fervido e triturado.” Segundo o chef, o verdadeiro segredo está na qualidade dos ingredientes e no cuidado na sua preparação: “A experiência e todo o cuidado acaba por fazer a diferença.”

O evento, que integra a programação da Coimbra Região Gastronómica até domingo, contará também com outros pratos preparados por Duarte Eira. “Logo à noite, no jantar, temos uma sopa de peixe com algas, que vai iniciar o jantar”, adiantou o chefe.

Os visitantes que se deslocarem ao Convento de São Francisco podem provar o arroz de bacalhau com algas e conhecer outras iniciativas gastronómicas da região.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE