Educação

Associação Académica de Coimbra quer aumentar fundo de apoio a estudantes

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 14-11-2025

Imagem: FB aac

 O Fundo de Ação Social António Luís Gomes, criado pela Associação Académica de Coimbra (AAC), apoiou no ano letivo transato 76 estudantes com 60 mil euros, de um total de quase 200 candidaturas, e quer continuar a crescer.

A iniciativa, que arrancou no ano letivo 2023/24, abriu hoje as candidaturas para o atual ano letivo, após uma sessão de apresentação no Centro Cultural Dom Dinis, no polo I da Universidade de Coimbra (UC).

O presidente da direção-geral da AAC, Carlos Magalhães, salientou que os pedidos de apoio têm aumentado, não só entre os estudantes nacionais, mas também dos provenientes da comunidade dos países de língua portuguesa e médio oriente.

PUBLICIDADE

O dirigente associativo pretende que o fundo continue a crescer, “sempre com o intuito de fazer mais pelos estudantes nacionais e internacionais, tendo em conta que o apoio não abrange só os estudantes do primeiro ciclo académico, que representam 75% das bolsas atribuídas, mas também os estudantes de doutoramento”.

“Este fundo tem um impacto em todos os ciclos de estudos da UC, portanto, tem um impacto também no futuro a todos os níveis AAC e também do próprio país”, sublinhou o dirigente.

O fundo de apoio resulta de uma parceria da AAC com a UC que faz a análise das candidaturas e emite parecer técnico, através dos Serviços de Ação Social, e com a Comissão da Queima das Fitas.

Estes apoios financeiros são extensivos a estudantes internacionais, já tendo sido beneficiados alunos do Brasil e de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

O reitor da UC, Amílcar Falcão, salientou que o Fundo de Ação Social António Luís Gomes pode ajudar a complementar a ajuda aos estudantes, muitos deles a viverem em situação crítica.

Amílcar Falcão destacou a importância do fundo apoiar estudantes estrangeiros, o que não acontece nos apoios atribuídos pelos Serviços de Ação Social da UC, por imposição legal.

O reitor fez votos para que quem lhe suceder o no cargo não abandone o projeto e que “daqui a 10, 15 ou 20 anos faça parte de uma tradição da própria UC”.

O Fundo de Ação Social António Luís Gomes destina-se à atribuição de apoios financeiros extraordinários a estudantes associados efetivos da Associação Académica de Coimbra, tendo como fim o combate ao abandono escolar e a diminuição da exposição a situações de elevada vulnerabilidade.

A maioria da receita é gerada pela Comissão da Queima das Fitas, com os lucros da festa do Dia do Antigo Estudante, criada há três anos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE