O Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, acompanhado pela vice-presidente do Património IP, Ana Catarina Sousa, foi recebido em Miranda do Corvo para uma visita de grande significado, onde o património histórico e o desenvolvimento local estiveram em destaque.
O convite partiu do Presidente da Câmara Municipal, José Miguel Ramos Ferreira, que dirigiu apelos firmes pela elevação do Mosteiro à categoria de Monumento Nacional, dando voz ao desejo da comunidade e à necessidade de valorizar este ícone do território.
Simultaneamente, José Miguel Ramos Ferreira destacou a importância requalificação integral do Mosteiro de Semide, nomeadamente as áreas ocupadas pela Cáritas Diocesana e pelo CEARTE, bem como o conjunto do edifício afetado pelos incêndios.
PUBLICIDADE
Fundado no séc. XII, o Mosteiro de Semide permanece, há décadas, marcado pela necessidade de obras de recuperação. Apesar do uso por entidades sociais e formativas, a Cáritas e o CEARTE, o conjunto monumental aguarda há mais de 7 anos as respostas governamentais, que consolidem as intervenções até agora realizadas.
José Miguel Ramos Ferreira, sensibilizando os representantes do Estado, sublinhou que elevar o estatuto do Mosteiro de Semide é fundamental para garantir apoio e financiamento, além de consolidar Miranda do Corvo como polo patrimonial e cultural na região centro.
A Câmara Municipal de Miranda do Corvo mostrou, mais uma vez, iniciativa e empenho, dando centralidade ao património enquanto motor de desenvolvimento, qualidade de vida e projeção nacional do concelho. Com o destaque que lhe foi conferido, o Mosteiro de Semide permanece como símbolo e desafio de uma comunidade que não desiste de preservar e revigorar a sua herança histórica.

PUBLICIDADE

You must be logged in to post a comment.