Primeira Página

“Fenómeno raro”: Figueira da Foz acorda sob um céu de sonho

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 12-11-2025

Imagem: Tiago Pinho/ Facebook

Uma tempestade solar de classe G4 (Kp8) está a atingir a Terra e está a tornar possível um fenómeno pouco habitual: auroras boreais visíveis em latitudes muito mais baixas do que o normal.

Em Portugal, já há registos do espetáculo natural na Figueira da Foz e em Viseu, com céus tingidos de verde, rosa e violeta, visíveis mesmo sem telescópio. Fotógrafos e curiosos têm aproveitado a oportunidade para captar imagens únicas, indica a Meteo Trás-os Montes.

Os registos foram captados por Tiago Pinho na Figueira da Foz , onde a aurora boreal estava escondida entre as nuvens. O outro foi registado por André Duarte em Viseu.

PUBLICIDADE

O fenómeno também pode ser observado em várias regiões da França, Suíça, Itália e até na Península Ibérica. Especialistas aconselham: procurem locais escuros e mantenham a câmara virada para norte, aumentando as hipóteses de fotografar as luzes mágicas da aurora.

Segundo astrónomos, a tempestade solar pode durar algumas horas, tornando esta madrugada uma oportunidade rara para os amantes da astronomia e do céu noturno.

Um novo registado captado por Tiago Pinho, na zona da Brenha, Figueira da Foz, mostra como o concelho figueirense acordou com esta vista maravilhosa: “Foi tudo muito em cima da hora, mas ainda assim, antes de chegar ao trabalho, consegui tirar uma simples fotografia sem qualquer edição através da janela do carro que estava fechada. Mais uma vez, consegui captar este fenómeno extremamente raro nos nossos céus. Sinto-me feliz por ser um dos poucos, em Portugal continental, a conseguir registar esta beleza”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE