Os CTT – Correios de Portugal vão reforçar a sua operação de tratamento e distribuição de encomendas para dar resposta ao aumento significativo da procura durante a peak season, período que decorre entre a Black Friday (28 de novembro) e o Dia de Reis (6 de janeiro).
Nesta fase, o volume de envios deverá crescer cerca de 15% em toda a Península Ibérica, podendo ultrapassar os 30% na semana de maior movimento, esperada para meados de dezembro. Estima-se que, nessa semana, sejam processadas pelos CTT mais de 5 milhões de encomendas.
Para assegurar a contínua qualidade de serviço, os CTT vão implementar, a nível ibérico, várias medidas de reforço operacional, garantindo uma resposta eficaz ao elevado volume de encomendas esperado:
PUBLICIDADE
– Reforço de recursos humanos: na operação, distribuição e apoio ao cliente, os CTT vão contratar 970 pessoas na Península Ibérica. Em Portugal o Apoio ao cliente é ainda complementado com o Chat Bot “Helena” – a assistente virtual inteligente, disponível 24 horas por dia.
– Aumento do número de rotas: neste período os CTT vão operar com mais de 2400 rotas suplementares.
– Capacidade de tratamento de 800 mil encomendas por dia: a cobertura ibérica integral das operações dos CTT, será assegurada através dos 80 centros operacionais, 30 dos quais totalmente automatizados e 17 servindo os dois países.
O pico da atividade é esperado na segunda semana de dezembro, altura em que se prevê que este número atinga os 5 milhões de encomendas entregues, sendo esperado que a distribuição diária nalguns dias desta campanha possa ultrapassar o milhão de encomendas.
Em Portugal, o processamento será reforçado com a inauguração de um novo centro de processamento de encomendas – o Centro Operacional de Rio de Mouro, na região de Lisboa – com capacidade para abastecer toda a orla ocidental da área metropolitana. Em Espanha, o aumento da capacidade está assegurado pela instalação, ao longo do último ano, de novos sorters automatizados em Madrid (Villaverde), Barcelona, Bilbau e em San Fernando de Henares.
Tal como presentemente ocorre para alguns clientes, a distribuição será alargada generalizadamente a sábados, domingos e feriados, sendo também, sempre que possível, antecipadas as recolhas junto dos clientes empresariais.
Alinhados com as tendências de mercado e com as expectativas dos clientes, os CTT disponibilizam também formas de entrega alternativas à habitual entrega em casa.
Os CTT agregam hoje na sua rede collectt mais de 20 000 pontos “out of home” de entrega e recolha de encomendas na Península Ibérica, garantindo maior proximidade e conveniência. Em Portugal esta rede incorpora as Lojas e Pontos CTT, os Agentes Payshop e ainda os mais de 1 100 cacifos Locky espalhados por todo o território. Em Espanha, a collectt Express é suportada em redes parceiras com importante penetração no território e os primeiros cacifos Locky já instalados e em expansão.
Importa frisar a importância a dar a eventuais esquemas de “phishing”, a que tipicamente se assiste nas alturas de maior tráfego, devendo os clientes seguir todos procedimentos para assegurar a segurança dos seus dados pessoais e bancários.
Os CTT estarão permanentemente a monitorizar a operação, voltando a reforçar a capacidade se necessário, tendo em vista a prestação do melhor serviço ao cliente e cumprindo os mais exigentes padrões de qualidade, numa época tão importante para as famílias e as empresas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
