Vamos

“O Rio Mondego Conta: a História de Afonso Duarte” em Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 16 minutos atrás em 13-11-2025

No dia 16 de novembro, pelas 15:00, a Biblioteca Municipal Afonso Duarte, em Montemor-o-Velho, acolhe a apresentação pública do livro ilustrado “O Rio Mondego Conta: A História de Afonso Duarte”, uma edição da Associação Poeta Afonso Duarte (APAD), desenvolvida em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) e publicada com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDRC), no âmbito da medida “CULTURA AO CENTRO 2025”.

Dirigida sobretudo ao público mais jovem, a obra procura aproximar as novas gerações da figura e do
pensamento de Afonso Duarte, poeta, pedagogo e uma das referências culturais maiores do concelho de
Montemor-o-Velho e da cultura portuguesa.

O projeto foi coordenado por Afonso Costa (sobrinho-neto de Afonso Duarte) e Mauro David Coelho, membros da APAD, e por Sílvia Espada, professora da ESEC. A narrativa, assinada por Ana Lopes, investigadora e natural das terras do Baixo Mondego, ganha cor e movimento nas ilustrações de Luana Costa, jovem criadora que assina a sua primeira obra na área do design e da ilustração. O livro assume a voz do Rio Mondego como narrador, conduzindo o leitor numa viagem visual e afetiva pela vida do poeta.

PUBLICIDADE

“A publicação deste livro representa um marco importante para a APAD, pois era um dos principais objetivos desde a sua criação, em 2023. Queremos que as crianças percebam que Afonso Duarte não é apenas uma figura do passado, mas alguém que permanece vivo na paisagem, na história do concelho e do país”, explica Afonso Costa, presidente da associação e coordenador do projeto.

“Tal como Afonso Duarte, nasci e cresci nestas terras, onde o Mondego nos acompanha como uma presença constante, quase familiar, mesmo que nem sempre a percebamos. Essa presença atravessa gerações e também toca as crianças que irão receber o livro. Por isso, decidi criar uma narrativa onde o rio é uma figura.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE