Primeira Página

Céu encantado: Aurora boreal deslumbra na Figueira da Foz (e não só)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 12-11-2025

Imagem: Tiago Pinho e André Duarte/ Meteo Trás-os-Montes (Facebook)

Uma tempestade solar de classe G4 (Kp8) está a atingir a Terra e está a tornar possível um fenómeno pouco habitual: auroras boreais visíveis em latitudes muito mais baixas do que o normal.

Em Portugal, já há registos do espetáculo natural na Figueira da Foz e em Viseu, com céus tingidos de verde, rosa e violeta, visíveis mesmo sem telescópio. Fotógrafos e curiosos têm aproveitado a oportunidade para captar imagens únicas, indica a Meteo Trás-os Montes.

O fenómeno também pode ser observado em várias regiões da França, Suíça, Itália e até na Península Ibérica. Especialistas aconselham: procurem locais escuros e mantenham a câmara virada para norte, aumentando as hipóteses de fotografar as luzes mágicas da aurora.

PUBLICIDADE

Os registos foram captados por Tiago Pinho na Figueira da Foz (foto à esquerda) , onde a aurora boreal estava escondida entre as nuvens. O outro foi registado por André Duarte em Viseu (foto à direita).

Segundo astrónomos, a tempestade solar pode durar algumas horas, tornando esta madrugada uma oportunidade rara para os amantes da astronomia e do céu noturno.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE