Educação

“34 anos de sucessos”! EPTOLIVA cresce, moderniza-se e reforça laços com a região

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 11-11-2025

A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil assinalou esta terça-feira, 11 novembro, os seus 34 anos.

Daniel Costa, diretor da escola, afirma que são “34 anos de sucessos” e que a EPTOLIVA encontra-se numa fase de crescimento.

“Estamos numa fase em que temos o maior número de alunos sempre a frequentar os nossos cursos profissionais”, afirma.

PUBLICIDADE

A escola conta atualmente com dois Centros Tecnológicos Especializados (CTEs), que estarão ativos ainda este ano ao serviço dos alunos, professores e comunidade. Para o diretor, o segredo da vitalidade da escola está nas pessoas que diariamente contribuem para o sucesso da instituição.

“Tentamos que os nossos alunos tenham a melhor formação possível. Procuramos que os professores não estejam acima dos alunos, mas ao lado deles, para os ajudar na sua missão e no desenvolvimento das suas futuras competências profissionais.”, afirma.

Além do ensino profissional, a escola desenvolve projetos sociais e comunitários que permitem aliar a formação académica a iniciativas de responsabilidade social.

A EPTOLIVA aposta ainda na internacionalização, acolhendo alunos de várias partes do mundo, e contribui para o desenvolvimento económico local através de alojamentos para estudantes deslocados, fixando jovens na região.

Para Daniel, o futuro da escola passa pela modernização tecnológica, autonomia curricular, orientação vocacional e criação de novos cursos que correspondam às necessidades do território e às perspetivas de empregabilidade dos alunos.

O diretor destaca, por fim, a importância da escola para a região: “Cada vez mais, queremos que os alunos escolham cursos com futuro e que façam a diferença no território”, afirmou, sublinhando o papel da EPTOLIVA como uma escola integrada na comunidade e no desenvolvimento regional.

Veja a entrevista do Notícias de Coimbra:

As comemorações dos 34 anos da EPTOLIVA decorrem entre 10 e 14 de novembro, em Tábua e Oliveira do Hospital. Hoje, 11 de novembro, assinalou-se o aniversário da escola com uma cerimónia comemorativa na Casa da Cultura de Oliveira do Hospital.

A sessão contou com intervenção de Susana Mendes, vereadora do Município de Tábua, Daniel Costa, presidente da Adeptoliva, Diego Cruz, presidente da Associação de Estudantes da EPTOLIVA e José Francisco Rolo, presidente da Câmara de Oliveira do Hospital.

Veja o discurso de Susana Mendes, vereadora do Município de Tábua:

Veja o discurso de Daniel Costa:

Veja o discurso de Diego Cruz:

Veja o discurso de José Francisco Rolo:

A cerimónia contou também com diversos momentos musicais.

Momento musical com Maria Júlia:

Veja o direto de Pedro Ferreira a tocar “My Own Summer”:

Dueto de Maria Júlia e Daniela Almeida:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE