Os 19 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra elegeram hoje os novos órgãos para o Conselho Intermunicipal. Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, foi eleita presidente.
A nova equipa executiva conta também com Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil, e Ricardo Cruz, presidente da Câmara Municipal de Tábua, eleitos como vice-presidentes.
Após a eleição, Helena Teodósio expressou o seu agradecimento pela confiança depositada e sublinhou a importância da continuidade do trabalho.
“Desejo que esta nova equipa que agora tomou posse continue no centro do desenvolvimento, porque todos nós iremos ganhar com isso,” afirmou, destacando a diversidade da região: “Felizmente, acho que temos uma conjugação perfeita da terra ao mar, com tantas situações extraordinárias que são o complemento da nossa região.”
PUBLICIDADE
Helena Teodósio reconheceu que o mandato será marcado por “grandes desafios”, especialmente nos próximos quatro anos, face aos contextos nacional e global. Destacou a urgência de defender os interesses do território, em particular no que toca à utilização de fundos comunitários.
“Os fundos comunitários que são determinantes para o desenvolvimento de Portugal, mas neste caso concreto para o desenvolvimento da nossa região, não podemos deixar cair e fazer com que se devolvam verbas tão imprescindíveis para o desenvolvimento do nosso território”, frisou.
A nova presidente identificou dois dossiers fundamentais para a região a serem tratados ao nível da CIM: Habitação e Transportes, considerando este último de grande importância para a gestão supramunicipal.
“A CIM tem desenvolvido um trabalho de grande qualidade, de proximidade, e é isso que nós pretendemos continuar a fazer,” assegurou Helena Teodósio, prometendo uma posição “única” na defesa do território, “independentemente de quem esteja no Governo”, e uma ligação constante à ANMP e aos ministérios.
A intervenção terminou com uma declaração de empenho: “Vamos estar aqui de alma e coração, dedicados à CIM Região de Coimbra, desejando que seja um excelente mandato, para avançarmos com cada vez mais projetos conjuntos, no sentido de sermos uma CIM de referência na Região Centro e no País.”
A presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Abrunhosa, felicitou a nova liderança e manifestou o seu apoio.
“Helena Teodósio é uma pessoa conhecedora e dedicada e, portanto, conta com todo o apoio para sermos exigentes na hora de ser exigentes, cúmplices na hora de sermos cúmplices, mas se há momento em que a CIM é importante é este e nós não voltamos a ter os fundos comunitários que temos agora.”
Ana Abrunhosa alertou para os riscos de centralização de fundos e reiterou a importância do trabalho regional, manifestando o desejo de que a CIM Região de Coimbra possa evoluir para uma região metropolitana nos transportes, como forma de garantir um tratamento igualitário face a Lisboa e Porto, e promover uma gestão supramunicipal mais racional em várias áreas
Na mesma reunião, foi aprovada por unanimidade a lista liderada por Jorge Brito para o secretariado executivo, cuja nomeação terá de ser ratificada em Assembleia Intermunicipal.
Jorge Brito agradeceu o voto de confiança e comprometeu-se a continuar o trabalho com o “empenho e lealdade que sempre tive com a CIM Região de Coimbra e os seus municípios.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
